Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lara, Claudia Camila-
dc.creatorZafari, Daiana-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-05-06T17:33:40Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-05-06T17:33:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2823-
dc.description.abstractEn esto artículo, objetivamos minimizar la incidencia de procesos fonológicos en la representación de estructuras silábicas complejas de niños cursando el tercer año de una escuela municipal de enseñanza básica (EMEF), en Saudades/SC, durante el proceso de letramento escolar. La conciencia fonológica es considerada como un factor relevante para el desarrollo de la lectura y escritura en los primeros años escolares (ADAMS et al., 2006). Por lo tanto, fueron aplicadas actividades orales y escritas de los constituyentes de sílabas complejas de portugués brasileño, por ejemplo, ataque complejo (oclusiva y líquida /l/ o /r/; fricativa y líquida /l/ o /r/) y coda en /r/, /s/, /l/ y /n/ (BISOL, 1999; 2010) y consideramos una estructura de sílaba jerarquizada, según Selkirk (1982). El aporte teórico metodológico se basa en autores como Ilha, Lara y Cordoba (2017). Además, se compararon los resultados obtenidos en estas aplicaciones con los resultados del estudio de Ilha y Lara (2010). En este estudio, observamos que los resultados obtuvieron una pequeña oscilación de la primera colecta para la segunda colecta en la producción de las estructuras silábicas. Concluimos que los alumnos mejoraron la escritura en relación a la no producción, que disminuyó del 55%, en la 1ª colecta, al 45%, en la 2ª colecta.pt_BR
dc.description.resumoCom este artigo, tentamos apresentar uma proposta de atividades de representação escrita de estruturas silábicas complexas do português brasileiro de crianças cursando o terceiro ano de uma escola municipal de ensino fundamental (EMEF), em Saudades/SC, durante o processo de letramento escolar. A consciência fonológica é considerada como um fator relevante para o desenvolvimento da leitura e escrita nos primeiros anos escolares (ADAMS et al, 2006). Para tanto, foram aplicadas atividades orais e escritas dos constituintes de sílabas complexas do português brasileiro, por exemplo, ataque complexo (oclusiva e líquida /l/ ou /r/; fricativa e líquida /l/ ou /r/) e coda em /r/, /s/, /l/ e /n/ (BISOL, 1999; 2010) e consideramos uma estrutura de sílaba hierarquizada, segundo Selkirk (1982). O aporte teórico-metodológico está embasado em Ilha, Lara e Cordoba (2017). Ainda, foram comparados os resultados obtidos nestas aplicações com os resultados do estudo de Lara e Ilha (2010). Neste estudo, observamos que os resultados obtiveram uma pequena oscilação da primeira coleta para a segunda coleta na produção das estruturas silábicas. Concluímos que os alunos melhoraram a escrita em relação à não produção, que diminuiu de 55%, na 1ª coleta, para 45%, na 2ª coleta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-05-06T14:40:40Z No. of bitstreams: 1 ZAFARI.pdf: 1479793 bytes, checksum: 75d765180eb673f3aecaa8bfb58986a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-05-06T17:33:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZAFARI.pdf: 1479793 bytes, checksum: 75d765180eb673f3aecaa8bfb58986a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T17:33:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZAFARI.pdf: 1479793 bytes, checksum: 75d765180eb673f3aecaa8bfb58986a6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleAtividades de consciência fonológica para alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZAFARI.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.