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Type: Monografia
Title: Processo decisório no mercado da beleza: um estudo multicasos em micro e pequenas empresas de estética geridas por mulheres
Author: Biffi, Natana Macarini
First advisor: Maia, Fabrício Simplício
Resume: Os estudos sobre empreendedorismo têm crescido significativamente ao longo dos últimos anos no Brasil. Fatores como crises econômicas, crises políticas ou expansão de setores, aumento de exportação e desenvolvimento de novas tecnologias são determinantes ao processo empreendedor, tanto por necessidade, quanto por oportunidade. Além disso, o empreendedorismo está estreitamente ligado às micro e pequenas empresas, uma vez que estas correspondem a 98% do número de organizações no país, ocupando até 70% da mão-de-obra de determinados setores, como o de comércio. Neste sentido, a gestão deste tipo de organização acontece de forma diferenciada, dada a estrutura reduzida da empresa e o baixo aporte de capital, restringindo os recursos organizacionais. Isto recai em fatores como a extrema centralização do poder decisório, a interferência de aspectos pessoais na gestão da organização e a pouca ou nenhuma qualificação profissional em alguns casos. Mais especificamente, o processo decisório estruturado nestas empresas é praticamente inexistente, pois não existe uma estruturação clara do problema, das alternativas e das consequências da decisão, tampouco a avaliação das decisões tomadas pelos gestores, implicando no aumento das chances de a empresa não conseguir se manter no mercado. Dado o exposto, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo decisório de micro e pequenas empresas que atuam no mercado da beleza em Chapecó – SC, geridas por mulheres, por meio de pesquisa qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com gestoras de seis clínicas de estética. Como objetivos específicos, buscou-se caracterizar o perfil empreendedor das gestoras, descrever o processo de criação do negócio e da decisão de empreender e identificar como ocorreu o processo decisório nessas organizações. Os resultados mostraram que o processo empreendedor nas organizações acontece por diversos motivos e circunstâncias, a partir de uma oportunidade, necessidade ou a junção das duas situações. Ademais, verificouse que o processo de tomada de decisão centra-se exclusivamente nas gestoras/proprietárias, onde estas, apesar de contarem com o auxílio de suas equipes ou até da família, efetivam todas as decisões finais. Também foi possível constatar que não existe nenhum planejamento estratégico estruturado nas empresas, atendo-se à reuniões semanais para a definição de metas em apenas um dos empreendimentos consultados. A utilização de tecnologias e a gestão da informação para a otimização da gestão apresentou ser um ponto fraco nas organizações estudadas, onde em algumas das clínicas os registros são feitos exclusivamente de forma manual, ou registrados apenas em planilhas, sem o apoio de um sistema gerencial próprio ou de apoio à decisão. Quanto às limitações do estudo, a falta de interesse ou disponibilidade de gestores em participar da pesquisa implicaram na não possibilidade de uma análise mais abrangente da gestão das clínicas de estética no município de Chapecó – SC, dando margem a estudos futuros.
Abstract: The studies about entrepreneurship have grown significantly over the last few years in Brazil. Factors such as economic crises, politics crises or the expansion of the sectors, increase in exports and development of new technologies are determinants to the process of entrepreneurship, both for needs and opportunities. Besides that, the entrepreneurship is strictly linked to micro and small enterprises, since these correspond to 98% of the number of organizations in the country, occupying up to 70% of the work force of certain sectors, such as commerce. In this sense, the management of this kind of organization happens in a differentiated form, given the reduced structure of the company and the low capital contribution, restricting the organizational resources. This falls on factors such as the extreme centralization of power in the decision-making, the interference of personal aspects on the management and the little or no professional qualification in some cases. More specifically, the structured decision-making process in these organizations is practically non-existent, because there is no clear structuring of the problem, the alternatives and consequences of decision, either the evaluation of the decisions made by the managers, implying in the increase of the chances of the company not being able to remain in the market. Given the exposed, the present work had as general objective to analyze the decision-making process of micro and small business that work in beauty market in Chapecó-SC, managed by women, through an exploratory research, with the use of bibliographical research and semi structured interviews with the managers of beauty clinics. As specific objectives, it was sought to characterize the managers of the studied enterprises, describe the entrepreneurship process and analyze how the decisionmaking process happens in this companies. The results show that the entrepreneurship process in the organizations happen for many reasons and circumstances, from an opportunity, necessity or both situations. Furthermore, it was verified that the decision-making process focuses exclusively on the managers/owners, where these, despite having the support of their teams or family, make all the decisions. In addition, it was possible to verify that there is no structured strategic planning in the enterprises, attending to weekly reunions to define the goals in just one enterprise. The use of technologies and information management to the optimization of the general management showed itself as a weak point in the studied organizations, where in some clinics the registers are exclusively made in a manual way, or registered just in spreadsheets, without the support of a own management system or decision support system. Speaking of the limitations of the study, the lack of interest or availability of the managers implied in the no possibility of a more comprehensive analysis of the beauty clinics management in the city of Chapecó – SC, giving space to future studies
Keywords: Empreendedorismo
Microempresas
Esteticismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2839
Issue Date: 2018
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