Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Marisol Vieira-
dc.creatorFernandes, Camila-
dc.creatorBalbinot, Dulciane-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-05-09T18:23:46Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-05-09T18:23:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2849-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to identify the production of papers presented at Brazilian scientific events, involving Mathematics Education and Special Education (from 2000), observing experiences that reveal students with disabilities in the school environment. Thus, a state of the art bibliographic research is carried out, based on the reports of experiences published in annals of three national events: “Encontro Nacional de Educação Matemática” (ENEM); “Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Nacional do PIBID Matemática” (EIEMAT) and; “Congresso Brasileiro de Educação Especial” (CBEE). We identified 38 experience reports highlighting visual and auditory deficits, involving themes such as: geometry, arithmetic and algebra, covering the levels of basic and higher education. The papers emphasize teachers' concerns about how to act with students with disabilities.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo principal identificar a produção de trabalhos apresentados em eventos científicos brasileiros, que envolvam a Educação Matemática e a Educação Especial (a partir dos anos 2000), observando experiências que revelam alunos com deficiências no ambiente escolar. Desse modo, é realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, a partir dos relatos de experiências publicados em anais de três eventos de âmbito nacional: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Nacional do PIBID Matemática (EIEMAT) e Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). Foram identificados 38 relatos de experiência que destacam a deficiência visual e auditiva, envolvendo temas como: geometria, aritmética e álgebra, abrangendo os níveis de ensino básico e superior. Os trabalhos enfatizam preocupação dos professores no que se diz respeito de como agir perante os estudantes com deficiência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-05-08T18:02:20Z No. of bitstreams: 1 FERNANDES.pdf: 1379015 bytes, checksum: 0c775e7d92220b2abb451cbdf142f4bf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-05-09T18:23:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERNANDES.pdf: 1379015 bytes, checksum: 0c775e7d92220b2abb451cbdf142f4bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-09T18:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDES.pdf: 1379015 bytes, checksum: 0c775e7d92220b2abb451cbdf142f4bf (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleEducação matemática e educação especial: experiências socializadas em eventos científicos brasileiros a partir dos anos 2000pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDES.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.