Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2864
Tipo: Monografia
Título: Perfil de pacientes pediátricos em internação por infecções respiratórias em hospital terciário da região norte do Rio Grande do Sul
Autor(es): Nazareth, Élida Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Cioccari, Giani
Primeiro coorientador: Lindemann, Ivana Loraine
Primeiro membro da banca: Mariussi, Caroline Márcia do Carmo
Segundo membro da banca: Simon, Tiago Teixeira
Resumo: Introdução: Infecções respiratórias agudas (IRA) são uma das causas mais comuns de morbimortalidade na infância, atingindo principalmente crianças menores de cinco anos de idade, com frequência elevada no país, chegando a constituir 16% das internações no Sistema Único de Saúde. O objetivo desse estudo foi descrever o perfil clínico de pacientes pediátricos, de idade abaixo de 12 anos, internados por infecções respiratórias em um hospital terciário no Norte do Rio Grande do Sul. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal realizado através de coleta de dados em prontuário no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no município de Passo Fundo. Resultados: Do total de 1.151 internações na idade de interesse, 223 pacientes foram internados por CID referente a algum tipo de infecção respiratória. Sendo assim, as infecções respiratórias totalizaram aproximadamente 20% do total de internações. A média de idade foi de 23 meses, com maior frequência de pacientes lactentes (0-24 meses) que totalizaram 70,4 % das internações e quanto ao sexo, 60,5% eram meninos. As infecções de vias aéreas inferiores foram as maiores responsáveis pelas internações. Conclusão: Foi observado alto índice de internação por infecção respiratória no Sistema Único de Saúde. Assim, torna-se importante o tratamento e ações de prevenção, o que incide em menos casos novos e também em redução de recidivas e desenhar políticas públicas que ajam na prevenção e garantam recursos para o tratamento adequado para estes pacientes.
Palavras-chave: Infecções respiratórias
Pediatria
Hospitalização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2864
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉLIDA CRISTINA DA SILVA NAZARETH.pdf820,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.