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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de-
dc.creatorLawisch, Fabiane-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-05-13T18:29:20Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-05-13T18:29:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2874-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the topic Citizenship and Education for Traffic, present in the institutional projects and in the Political-Pedagogical Project of the Chapecó Criança institution, in the municipality of Chapecó-SC, specifying and conceptualizing the keywords based on what was researched in documents of the institution. These keywords were related to the conceptualization of authors who were dedicated to research the subject in question, such as: Freire (1982, 1987, 1996, 2000). Hoffmann (2003) and Noleto (2003). The work also points out possibilities of pedagogical work on Citizenship and Traffic Education based on official documents, such as the CTB (Brazilian Traffic Code), CF / 88 (Constitution of the Federative Republic of Brazil), LDB Guidelines and Bases National Education) and documents of the Denatran (National Department of Transit), body that defines the guidelines for Education in the Transit. Based on the evaluations of schools that visited this institution, it was tried to demonstrate the importance of the theme and verify the possibility of improving the work. The present study also revealed the need to raise the concern of citizens and government agencies about the importance of intensifying and maintaining continuity and sequential programs aimed at raising awareness among all of them in order to reduce traffic inci- dility rates.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo promover um debate crítico sobre cidadania e educação no trânsito, analisando o tema Cidadania e Educação no Trânsito, presente nos projetos Institucionais e no Projeto Político-Pedagógico da Instituição Chapecó Criança, no município de Chapecó-SC. Procurou-se partir da seleção de palavras que correspondessem ao tema estudado, em documentos oficiais. Primeiramente realizou-se um esboço inicial, para que na sequência, fosse sendo especificado e conceitualizado o tema em questão, relacionando a conceptualização de autores que se dedicaram a pesquisar o tema em questão, tais como: Freire (1982, 1987, 1996, 2000), Hoffmann (2003) e Noleto (2002). O trabalho também aponta possibilidades de trabalho pedagógico sobre Cidadania e Educação no Trânsito com base em documentos oficiais, sendo estes: o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) de 1997, a CF de 1988 (Constituição da República Federativa do Brasil), a LDB de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases Educação Nacional) e documentos do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), órgão que define as diretrizes para Educação no Trânsito. Também, apontam-se algumas avaliações de escolas que visitaram essa instituição no ano de 2018, e, buscou-se demonstrar a importância do tema e verificar a possibilidade de aprimoramento do trabalho. Com o presente estudo, verificou-se, ainda, a necessidade de despertar a preocupação dos cidadãos e dos órgãos governamentais sobre a importância de intensificar e manter contínua e sequencialmente os programas que visam conscientizar a todos buscando a diminuição dos índices de incivilidade no trânsito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-05-10T17:04:31Z No. of bitstreams: 1 LAWISCH.pdf: 2140950 bytes, checksum: b1b81f1b858dfe820c71166b902cde36 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-05-13T18:29:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LAWISCH.pdf: 2140950 bytes, checksum: b1b81f1b858dfe820c71166b902cde36 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T18:29:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAWISCH.pdf: 2140950 bytes, checksum: b1b81f1b858dfe820c71166b902cde36 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_BR
dc.subjectDireção veicularpt_BR
dc.titleCidadania e educação no trânsito: um estudo da experiência da instituição Chapecó Criançapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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