Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2875
Tipo: Monografia
Título: Gastrectomia subtotal e total com linfadenectomia D2: perfil epidemiológico, anatomopatológico e clínico de pacientes gastrectomizados por adenocarcinoma de estômago
Autor(es): Souza, Andrea Romancini Laet de
Primeiro Orientador: Carlotto, Jorge Roberto Marcante
Primeiro coorientador: Lindemann, Ivana Loraine
Resumo: O câncer gástrico, em seu subtipo adenocarcinoma, é um dos mais comuns e apresenta alta taxa de mortalidade. Entre os fatores de risco estão Helicobacter pylori, tabagismo e etilismo. O diagnóstico precoce, estadiamento e tratamento realizados de forma correta, são fundamentais para a cura e o prognóstico. Objetivo: Analisar pacientes submetidos à cirurgia de gastrectomia total e subtotal e delinear o perfil clínico e epidemiológico acerca da localização do tumor, presença de fatores de riscos, subtipo histológico, tempo de internação, entre outras questões relevantes. Método: Estudo transversal com análise retrospectiva de 31 prontuários de pacientes submetidos à ressecção de adenocarcinoma gástrico em hospital de referência, no período de 2015 a 2018. Resultados: A amostra foi constituída de 31 pacientes com adenocarcinoma gástrico. Média de idade de 64,3 anos (±11,3). Do total, 64,5% eram do sexo masculino, 41,9% agricultores, 25,9% etilistas e 32,2% tabagistas. Somente 9,7% possuíam Helicobacter pyloripositivo. Quanto à localização, 61,3% das lesões localizavam-se em terço distal. De acordo com a classificação de Lauren, 67,7% eram do tipo difuso. O subtipo carcinoma em células em “anel de sinete” representaram 58%. A média de linfonodos ressecados foi de 31,5 (± 14,4). Acerca das complicações cirúrgicas, 29% eram Clavien-Dindo 0. Comparando-se gastrectomia total vssubtotal, a total apresentou maior número de linfonodos ressecados (61,5%) e o início da dieta enteral e a alta hospitalar foram mais precoces na subtotal. Conclusão: Os resultados, quanto a epidemiologia, foram semelhantes a outros estudos e diferiram quanto a localização da lesão, tipo histológico e número de linfonodos ressecados. O câncer gástrico, na região, tem caráter agressivo e necessita de prevenção e detecção precoce, um estadiamento adequado e cirurgia curativa, quando possível.
Palavras-chave: Gastrectomia
Neoplasia abdominais
Cirurgia
Complicações pós-operatórias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2875
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREA ROMANCINI LAET DE SOUZA.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.