Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2878
Tipo: Monografia
Título: Associação entre o uso dos inibidores da Dipeptidil pepitidase 4 (DPP-4) em monoterapia e o desenvolvimento de pancreatite aguda (PA): uma revisão sistemática
Autor(es): Almeida, Matheus Schmechel de
Primeiro Orientador: Zanatta, Claudete Maria
Primeiro membro da banca: Lara, Darlan Martins
Segundo membro da banca: Rech, Ciciliana Maíla Zílio
Resumo: Este trabalho teve por objetivo esclarecer a associação entre o uso dos inibidores da DPP-IV em monoterapia e o desenvolvimento de pancreatite aguda. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizada uma busca na base de dados MEDLINE/PUBMED com a intenção de localizar ensaios clínicos randomizados que avaliaram a associação entre o uso de inibidores da DPP-IV e o desenvolvimento de pancreatite aguda. RESULTADOS: Dos 628 artigos localizados, 156 passaram pela análise completa e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Na seleção final, 6 estudos foram incluídos para compor a base de dados para análise. De um total de 3023 indivíduos, 1536 eram intervenção e 1487 controle. O desfecho Pancreatite Aguda analisado nesse estudo não ocorreu em nenhum dos grupos estudados. CONCLUSÃO: Neste estudo, a utilização dos inibidores da DPP-4 em monoterapia não se associou ao desenvolvimento de pancreatite aguda (PA).
Palavras-chave: Peptídeos
Diabetes mellitus
Inibidores de enzimas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2878
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS SCHMECHEL DE ALMEIDA.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.