Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2884
Tipo: Monografia
Título: Turismo em Iraí/RS: um estudo geográfico da (in) visibilização do indígena
Autor(es): Padilha, Leodir
Primeiro Orientador: Andreis, Adriana Maria
Resumo: Esta pesquisa compreende problematizar a (in) visibilidade da cultura indígena em relação ao turismo. A pesquisa envolve a interlocução com os conceitos geográficos: paisagem e território, que fomentam e articulam as interações da geografia com o turismo. No desenvolvimento deste trabalho, debatemos acerca da ausência do indígena de Iraí/RS por meio da visibilização de outros elementos do lugar. A metodologia envolve diálogo em pesquisa empírica com os sujeitos que compõem o território turístico e pesquisa bibliográfica. Depreendemos que o turismo prioriza, em determinados momentos, aspectos que convêm economicamente, assim, os indígenas são, muitas vezes, invisibilizados.
Abstract/Resumen: The research explores the invisibility of the indigenous culture in relation to tourism. The research discusses the invisibility of the indigenous people of Irai, State of Rio Grande do Sul, through the visibility of other elements. The methodology is based on empirical research and a literature review. Tourism is found to prioritise that which is economically convenient. The indigenous people of Iraí are too often invisible.
Palavras-chave: Turismo
Índios
Paisagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2884
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PADILHA.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.