Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2894
Tipo: Monografia
Título: Caracterização de injúrias não intencionais envolvendo crianças atendidas na emergência pediátrica em um hospital filantrópico terciário de Passo Fundo - RS
Autor(es): Souza, Amanda Tamara de
Primeiro Orientador: Stobbe, Júlio César
Primeiro coorientador: Cioccari, Gianni
Primeiro membro da banca: Correa, Ana Paula Meira
Segundo membro da banca: Bortoli, Fabrice de
Resumo: As injúrias não intencionais na infância representam uma importante causa de morbimortalidade mundial. Objetivo: Identificar as injúrias não intencionais atendidas na emergência pediátrica em hospital filantrópico terciário, no sul do Brasil, buscando apontar as ocorrências, prevalência e fatores associados em 2016. Métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico, a partir dos prontuários eletrônicos e físicos dos pacientes atendidos em um hospital terciário, através da busca ativa pelo Código Internacional de Doença (CID). Resultados: Foram analisados prontuários de 347 crianças entre 0 e 11 anos vítimas de injúrias, sendo incluídos 312 pacientes que preenchiam os critérios delimitados pelo estudo. Desses, 54,17% pertenciam ao sexo masculino, com faixa etária prevalente entre 2 a 5 anos com 58,66% casos, raça/cor branca 89,74 e maior ocorrência no 2º trimestre. Os ferimentos foram às lesões de maior incidência, 138 atendimentos (44,2%), corpo estranho, 91 casos (29,1%), traumatismo crânioencefálico 49 casos (15,7%) e politraumatismo 19 casos (6,09%). Em 144 (46,15%) casos, não foi relatado o local de ocorrência dos eventos e tempo de busca por atendimento médico em 1 hora. No desfecho do atendimento, a maioria não precisou de procedimentos intervencionistas recebendo alta médica no primeiro atendimento em 66,3 dos casos. Conclusões: Foram identificadas 312 injúrias não intencionais ocorridas em pacientes atendidos em um hospital terciário em 2016, maior incidencia de ferimentos, acidentes com corpo estranho e traumatismo crânioencefálico, sexo masculino, prevalência entre 2 a 5 anos, no segundo trimestre com tempo de atendimento médico de 1 hora e a maioria com resolução nas primeiras 24 horas.
Palavras-chave: Emergência
Pediatria
Hospital
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2894
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA TAMARA DE SOUZA.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.