Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2898
Tipo: Monografia
Título: Perfil de pacientes internados por acidente vascular cerebral em um hospital do norte do Estado do Rio Grande do Sul
Autor(es): Amaral, Renata Camera
Primeiro Orientador: Dozza, Ana Luísa Casado Brasil
Primeiro membro da banca: Lindemann, Ivana Loraine
Segundo membro da banca: Dozza, Diego Cassol
Resumo: Estima-se que a doença cerebrovascular permaneça entre as quatro principais causas de mortalidade até o ano de 2030. Objetivos: verificar a prevalência de internações por acidente vascular cerebral (AVC) no período de 01/08/2016 a 01/08/2017 em um hospital do norte do estado do Rio Grande do Sul e analisar o perfil destes pacientes. Métodos: foi realizado um estudo transversal através de 104 prontuários. As informações foram duplamente digitadas em planilha eletrônica e posteriormente analisadas através do programa PSPP. Resultados: o estudo revelou que a prevalência de internações por AVC foi de 104 (0,56 %), a frequência de AVC foi maior no sexo feminino (54,8%) e na faixa etária acima dos 60 anos (80,8%). O AVC isquêmico (AVCI) foi o mais frequente (86,5%). Conclusão: há um importante número de internações por AVC. Diante disso, ao conhecer o perfil dos pacientes, os serviços poderão utilizar as informações para qualificar a assistência e desenvolver estratégias de prevenção e intervenção com vistas a reduzir os casos de AVC.
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral
Prevalência
Fatores de risco
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2898
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA CAMERA AMARAL.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.