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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tenfen, Danielle Nicolodelli-
dc.creatorSilva, Alessandra da-
dc.date2015-12-01-
dc.date.accessioned2017-06-08T18:20:50Z-
dc.date.available2017-06-08T18:20:50Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/289-
dc.description.resumoA História da Ciência, em sala de aula, é conhecida por levar os estudantes a exercitar seu pensamento crítico, a compreender as rupturas e continuidades na construção do conhecimento científico. A Física Moderna é base para diversas tecnologias utilizadas no dia- dia pelos alunos, e deve se fazer presente na Educação Básica. A formação dos professores, a falta dos conhecimentos da teoria moderna nos materiais, e a própria organização dos conteúdos curriculares, porém, são dificultadores na inserção da Física Moderna e da História da Ciência nas salas de aula. O presente trabalho consiste na análise de aspectos da Natureza da Ciência que aparecem em três coleções de livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional de 2015, quando estes tratam da Física Moderna, mais especificamente, quando vão apresentar a natureza dual da luz e da matéria. Para tal, utiliza-se como referencial de coleta e interpretação dos dados a metodologia da análise textual discursiva. Encontrou-se, a partir desse processo, que os livros didáticos abordam poucos aspectos históricos, reduzindo-se a datas, sem relação com a sociedade, nem ênfase no que levou cientistas a estudar fenômenos físicos, dedicando-se a explanação de conceitos. É importante criar em sala de aula uma linha de raciocínio de como as coisas foram acontecendo no decorrer da História e deixar explícito que a Ciência está em constante construção. Foi possível perceber que há uma tentativa de contar a evolução dos conceitos, porém existe uma fragmentação entre os conhecimentos de Física Clássica e Física Moderna, tratadas de forma isolada em séries e capítulos diferentes. Advoga-se nesse trabalho, que a Física Moderna é, acima de tudo, Física, e que ao abordar, no primeiro ano, os conteúdos de Mecânica, pode-se tratar da Clássica, mas também, por exemplo, da relativística. É necessário trabalhar esses conhecimentos com uma certa continuidade, em termos didáticos, e não como se fossem completamente desconexos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-08T17:27:54Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2208683 bytes, checksum: c57b1845fe761302cf216c5a5b05c128 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-08T18:20:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2208683 bytes, checksum: c57b1845fe761302cf216c5a5b05c128 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-08T18:20:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2208683 bytes, checksum: c57b1845fe761302cf216c5a5b05c128 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDualidade onda-partículapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleUma análise sobre os conteúdos da natureza da luz e da matéria nos livros didáticos de física aprovados pela PNLD 2015pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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