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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Dias, Gracialino da Silva-
dc.creatorMartins, Sandra Mara-
dc.date2018-07-03-
dc.date.accessioned2019-07-01T19:51:33Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-07-01T19:51:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2953-
dc.description.resumoEste trabalho é o ponto de chegada da Licenciatura em Educação do Campo. Estuda a temática da juventude rural tomando por fundamento a categoria trabalho em sua relação com a educação. Justifica-se no âmbito dos estudos educacionais em sua relação com a demografia agrária. Nesse sentido busca investigar os principais determinantes sociais que contribuem para a saída dos jovens do campo, destacando a concentração das terras em mãos dos latifundiários que formam um sistema de poder constituído como o Estado de grandes burgueses e latifundiários. Parte da compreensão que o capitalismo brasileiro é um capitalismo atrasado, submetido à dominação dos países imperialistas e por este motivo o país mantém nas relações externas uma situação semicolonial e nas relações internas uma situação semifeudal. A semicolonialidade e a semifeudalidade são dois aspectos do capitalismo brasileiro que estão articuladas com as regras e formas de funcionamento do agronegócio no campo para produção e exportação de bens primários. Em função disso as principais características da realidade do campo brasileiro são do seu esvaziamento demográfico, particularmente da expulsão da sua juventude. Partindo dessa contestação, o estudo focou sobre a visão dos jovens camponeses que estão estudando o Ensino Médio, buscando analisar qual é a percepção dos mesmos em relação ao campo, às condições de trabalho e renda e à educação. De outro lado, a pesquisa analisou o Projeto Político-Pedagógico de um colégio da rede pública estadual, localizado no campo e concebido pela mantenedora como “escola do campo”, buscando identificar concepções pedagógicas que possam contribuir para a formação dos jovens camponeses no sentido de apoiar a sua permanência no campo, realizando a sucessão familiar rural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-05-29T18:17:09Z No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 562679 bytes, checksum: 3ff906cce84646bcebbb457b51cff152 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-01T19:51:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 562679 bytes, checksum: 3ff906cce84646bcebbb457b51cff152 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-01T19:51:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 562679 bytes, checksum: 3ff906cce84646bcebbb457b51cff152 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectMigração ruralpt_BR
dc.titleEducação e trabalho da juventude: desafios da sucessão familiar ruralpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

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