Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castro, Gian Machado de-
dc.creatorOliveira, Dirlene Aparecida de-
dc.date2018-06-29-
dc.date.accessioned2019-07-02T13:38:05Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-07-02T13:38:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2956-
dc.description.abstractThe teaching of Physics in basic education has been facing serious problems. A teaching based on the mechanical repetition of the content, in which the students end up not reaching a satisfactory result in relation to the approval and the learning of the contents. Urgently, this style of teaching needs to be rethought. According to Ausubel's theory of meaningful learning, for this to occur, it is necessary to start from the already existing knowledge in the student's mind (cognitive structure). At the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, one of the problems is the high repetition rate in the physics classes. This problem present at the University is the result of the previous years of a lagged teaching. In order to better understand this situation, conceptual tests were applied whose objective was to identify the spontaneous concepts of the movement, in Mechanics, of these students. The conceptual tests were composed of objective questions that describe everyday situations in which the student is expected to choose the alternative that represents what he understands will happen in those conditions. The tests should be applied in two moments: pre and post-test. The pre-test was applied before the classes on the content to be taught. After these classes, the post-test was applied, of the same nature and purpose, then we can evaluate whether or not there was a change from the spontaneous concepts to a scientific concept of the movement phenomenon (Newtonian conception). The analysis of the tests can contribute to a better planning of the classes, since starting from previous concepts of the students one can opt for more contextualized approaches of the contents. It will also be possible to use the methodology of this study to verify if the teaching methods and approaches used have contributed to a more meaningful learning.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Física na educação básica vem enfrentando sérios problemas. Um ensino baseado na repetição mecânica do conteúdo, em que os estudantes acabam não atingindo um resultado satisfatório em relação à aprovação e o aprendizado dos conteúdos. Urgentemente, esse estilo de ensino precisa ser repensado. De acordo com a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, para que esta ocorra, é necessário partir do conhecimento já existente na mente (estrutura cognitiva) do estudante. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, um dos problemas é o elevado índice de repetência nas CCR’s de Física. Esse problema, presente na Universidade, é resultado dos anos anteriores de um ensino defasado. Com o propósito de compreender melhor esta situação, testes conceituais foram aplicados cujo objetivo foi identificar a concepção espontânea do movimento, em Mecânica, destes estudantes. Os testes conceituais foram compostos por questões objetivas que descrevem situações cotidianas nas quais se espera que o estudante opte pela alternativa a qual represente o que ele entende que irá acontecer naquelas condições. Os testes devem ser aplicados em dois momentos: pré e pós-teste. O pré-teste foi aplicado antes das aulas sobre os conteúdos serem ministradas. Após estas aulas, aplicou-se o pós-teste, de mesma natureza e objetivo. Então foi possível avaliar se houve ou não mudança da concepção espontânea para uma concepção científica do fenômeno movimento (concepção newtoniana). A análise dos testes poderá contribuir para um melhor planejamento das aulas, pois partindo de concepções prévias dos estudantes pode-se optar por abordagens mais contextualizadas dos conteúdos. Também será possível utilizar a metodologia deste estudo para verificar se os métodos de ensino e abordagens utilizadas contribuíram para uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-05-29T17:51:25Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 4134376 bytes, checksum: afbadfd3c83791e56aa8833117741b26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-02T13:38:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 4134376 bytes, checksum: afbadfd3c83791e56aa8833117741b26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-02T13:38:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 4134376 bytes, checksum: afbadfd3c83791e56aa8833117741b26 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleConcepções espontâneas sobre o conceito de movimento entre estudantes de física (mecânica) da UFFS - Campus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.