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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Aquisição da concordância nominal de número no português brasileiro: análise de dados de produção e imitação eliciada
Autor(es): Roza, Angela da
Resumo: Um olhar para os dados do Português Brasileiro (PB) mostra que, ao lado da concordância nominal de número padrão, representada pela presença da marca de plural em todos os elementos flexionáveis do sintagma nominal (SN) (Os coelhinhos estão pintando os ovos de páscoa), a chamada concordância redundante, no PB também temos a concordância não redundante, quando a marcação de plural não aparece em todos os itens do SN (As formiga tão levando as folha). Scherre (1994) sinaliza que esta variação não está restrita a uma região ou classe social, sendo característica de toda a comunidade de fala brasileira. Por esse motivo é que os mais diversos estudos têm se concentrado em buscar os fatores condicionadores que levam ao emprego da marcação redundante e não redundante (SILVA 2011; SCHERRE, 1994; SCHERRE e NARO, 1998). Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho é levantar questões relacionadas à aquisição da concordância nominal de número no PB, observando quais as variantes que as crianças usam e quais os fatores linguísticos condicionadores da variação, nos dados infantis, comparando-se com os dados adultos. Para isso, foram coletados dados de produção e imitação eliciada junto a dezenove crianças entre quatro e cinco anos de idade. Os resultados mostram que as crianças ainda empregam, de modo bastante significativo, a marcação redundante e que os aspectos que mais influenciam na variação entre a marcação redundante e não redundante, nos dados adultos, também aparecem nos dados infantis: com maior ênfase à saliência fônica e à posição do elemento do SN.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Concordância de número no sintagma nominal
Português
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/295
Data do documento: 18-Dez-2015
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