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Tipo: Monografia
Título: Análise da relação entre os gastos em propaganda e rentabilidade na indústria nos anos de 2007 a 2015
Autor(es): Espirito Santo, Marcelo Machado do
Primeiro Orientador: Stefenon, Rafael
Resumo: Este trabalho busca demonstrar se há relação entre rentabilidade e propaganda na indústria de transformação entre os anos de 2007 e 2015. A propaganda é tratada sob duas perspectivas: como diferencial competitivo e como barreira à entrada. Foram estabelecidos indicadores para as duas variáveis, sendo o PRO para gastos em propaganda e MLE para rentabilidade. O objetivo foi permitir uma análise qualitativa para uma melhor contextualização. Esses indicadores foram calculados através de dados coletados junto à Pesquisa Industrial Anual do IBGE a dois dígitos conforme classificação do CNAE 2.0. Posteriormente foi realizada uma análise quantitativa, momento em que tais indicadores foram correlacionados através do coeficiente de Pearson. Foi verificado que existe correlação positiva de fraca (em 2008) à moderada (demais anos) durante o período analisado. Observou-se que há setores em que a propaganda impacta de forma mais acentuada, sendo que em outros uma rentabilidade alta pode não estar acompanhada de um investimento em propaganda proporcional.
Abstract/Resumen: This paper seeks to demonstrate the relationship between profitability and advertising in the manufacturing industry between 2007 and 2015. Advertising is treated from two perspectives: as a competitive differential and as a barrier to entry. Indicators were established for the two variables, with PRO being used for advertising and MLE expenses for profitability. The objective was to allow a qualitative analysis for a better contextualization. These indicators were calculated using data collected from the IBGE Annual Industrial Survey, two digits according to CNAE 2.0 classification. Subsequently a quantitative analysis was performed, at which point these indicators were correlated through the Pearson coefficient. It was verified that there is a positive correlation of weak (in 2008) to moderate (other years) during the analyzed period. It has been observed that there are sectors in which advertising has a more pronounced impact, while in others a high profitability may not be accompanied by an investment in proportional advertising.
Palavras-chave: Economia industrial
Propaganda industrial
Contabilidade industrial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2976
Data do documento: 2017
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