Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/300
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Noeli | - |
dc.date | 2015-12-05 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-12T20:29:30Z | - |
dc.date.available | 2017-06-12T20:29:30Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/300 | - |
dc.description.resumo | Considerando a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como meio de avaliação do desempenho do aluno ao final da educação básica, seleção de candidatos para o ensino superior e base para a reestruturação dos programas do ensino médio, julgamos do interesse de todos os envolvidos no processo educativo investigar os instrumentos utilizados para a avaliação. O objetivo do presente trabalho é descrever analiticamente as atividades de leitura exigidas nas provas de Língua Espanhola do ENEM de 2013 e 2014, de modo a analisar se essas atividades condizem com a abordagem interacionista de leitura preconizada pelos PCN. No primeiro capítulo apresentamos concepções de teóricos sobre a abordagem sócio interacionista de leitura, que darão suporte para nosso trabalho, assim como descrever as concepções de leitura pelos Parâmetros Curriculares. O terceiro capítulo delineia o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e as questões de Língua Espanhola. O quarto capítulo apresenta a análise das questões do ENEM. Com esta pesquisa foi possível concluir que as provas cobram intertextualidade e interdisciplinaridade, além de exigir que os leitores explorem os conhecimentos sistêmico, de mundo e de organização textual, conforme preconizado pelos PCN. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-12T20:08:52Z No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 325467 bytes, checksum: e80482712b8aaa05dfddc2e4376f2d0d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-12T20:29:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 325467 bytes, checksum: e80482712b8aaa05dfddc2e4376f2d0d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-12T20:29:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 325467 bytes, checksum: e80482712b8aaa05dfddc2e4376f2d0d (MD5) Previous issue date: 2015-12-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua Espanhola | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Enem | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo | pt_BR |
dc.title | Las cuestiones de lengua española en el exame nacional do ensino médio - ENEM: un análisis del abordaje interaccionista social de la lectura preconizada por los PCN | pt_BR |
dc.title.alternative | As questões de língua espanhola no exame nacional do ensino médio - ENEM: uma análise da abordagem interacionista de leitura preconizada pelos PCN | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES.pdf | 317,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.