Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Noeli-
dc.date2015-12-05-
dc.date.accessioned2017-06-12T20:29:30Z-
dc.date.available2017-06-12T20:29:30Z-
dc.date.issued2015-12-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/300-
dc.description.resumoConsiderando a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como meio de avaliação do desempenho do aluno ao final da educação básica, seleção de candidatos para o ensino superior e base para a reestruturação dos programas do ensino médio, julgamos do interesse de todos os envolvidos no processo educativo investigar os instrumentos utilizados para a avaliação. O objetivo do presente trabalho é descrever analiticamente as atividades de leitura exigidas nas provas de Língua Espanhola do ENEM de 2013 e 2014, de modo a analisar se essas atividades condizem com a abordagem interacionista de leitura preconizada pelos PCN. No primeiro capítulo apresentamos concepções de teóricos sobre a abordagem sócio interacionista de leitura, que darão suporte para nosso trabalho, assim como descrever as concepções de leitura pelos Parâmetros Curriculares. O terceiro capítulo delineia o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e as questões de Língua Espanhola. O quarto capítulo apresenta a análise das questões do ENEM. Com esta pesquisa foi possível concluir que as provas cobram intertextualidade e interdisciplinaridade, além de exigir que os leitores explorem os conhecimentos sistêmico, de mundo e de organização textual, conforme preconizado pelos PCN.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-12T20:08:52Z No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 325467 bytes, checksum: e80482712b8aaa05dfddc2e4376f2d0d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-12T20:29:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 325467 bytes, checksum: e80482712b8aaa05dfddc2e4376f2d0d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-12T20:29:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 325467 bytes, checksum: e80482712b8aaa05dfddc2e4376f2d0d (MD5) Previous issue date: 2015-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realeza-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.titleLas cuestiones de lengua española en el exame nacional do ensino médio - ENEM: un análisis del abordaje interaccionista social de la lectura preconizada por los PCNpt_BR
dc.title.alternativeAs questões de língua espanhola no exame nacional do ensino médio - ENEM: uma análise da abordagem interacionista de leitura preconizada pelos PCNpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf317,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.