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Type: Monografia
Title: Síndrome de Burnout e satisfação no trabalho: estudo com colaboradores da Associação Hospitalar Santa Teresa (AHST) de Guarani das Missões - RS
Author: Jaskulski, Angélica Maria
First advisor: Dill, Rodrigo Prante
metadata.dc.contributor.referee1: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Micheli dos
Resume: Síndrome de Burnout trata-se de uma experiência que gera sentimentos e atitudes negativas no relacionamento do indivíduo com o seu trabalho como, insatisfação, desgaste, perda do comprometimento (TAMAYO; TRÓCCOLI, 2002, p. 37). Satisfação no Trabalho representa a totalização do quanto o indivíduo que trabalha vivência experiências prazerosas no contexto das organizações (SIQUEIRA, 2008, p. 259). O presente estudo teve por objetivo verificar a relação da Síndrome de Burnout com os fatores de Satisfação no Trabalho dos colaboradores da Associação Hospitalar Santa Teresa (AHST) de Guarani das Missões - RS. A partir deste objetivo foram propostos objetivos específicos em relação às três dimensões da Síndrome de Burnout propostas por Tamayo e Tróccoli (2002): Despersonalização, Reduzida Realização Profissional e Exaustão Emocional. Em relação à Satisfação no Trabalho formularam-se objetivos específicos referentes às dimensões propostas por Siqueira (2008): satisfação com os colegas de trabalho, satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com as promoções e satisfação com a natureza do trabalho. Contudo, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas contendo 65 questões. Para alcançar os objetivos propostos foram utilizados duas Escalas, a da Maslach Burnout Inventory (MBI), construído por Christina Maslach e Susan Jackson na língua inglesa, o qual foi adaptado e validado para o português por Tamayo e Tróccoli (2002), sendo esta a Escala de Caracterização de Burnout – ECB e a Escala de Satisfação no Trabalho – EST validada por Siqueira (2008). Participaram desta pesquisa 51 colaboradores da AHST. Os resultados encontrados através desta pesquisa apontam que 54,25% dos colaboradores da AHST encontram-se Despersonalizados, 31,37% apresentam Reduzida Realização Profissional e 14,37% dos colaboradores desta Associação demonstram estar Exaustos Emocionalmente. Foi comprovado quanto a Satisfação no Trabalho que os profissionais encontram-se satisfeitos com as dimensões, Chefia e Natureza do Trabalho. Mas com a dimensão Colegas, Promoções e Salário os colaboradores estão nem satisfeitos e nem insatisfeitos. Quanto à correlação entre as dimensões da Síndrome de Burnout e Satisfação no Trabalho foram encontradas correlações entre todas as dimensões, exceto com a dimensão da satisfação com os Colegas e a Reduzida Realização Profissional, e também a satisfação com Salário e a Despersonalização dos colaboradores.
Abstract: Burnout syndrome is a psychological syndrome resulting from chronic emotional tension at work. It is an experience that generates negative feelings and attitudes in the individual's relationship with his work, such as dissatisfaction, weariness, loss of commitment (TAMAYO, TRÓCOLI, 2002, p. 37). Satisfaction in the work represents the totalization of how much the individual who works experiences pleasant experiences in the context of the organizations (SIQUEIRA, 2008, p. 259). The present study aimed to verify the relationship between Burnout Syndrome and the Satisfaction factors in the work of collaborators of the Santa Teresa Hospital Association (AHST) Of Guarani das Missões - RS. From this objective, specific objectives were proposed in relation to the dimensions of Burnout Syndrome proposed by Tamayo and Tróccoli (2002): Depersonalization, Reduced Professional Realization and Emotional Exhaustion. In relation to job satisfaction, specific objectives were formulated concerning the dimensions proposed by Siqueira (2008): satisfaction with coworkers, satisfaction with management, satisfaction with salary, satisfaction with promotions and satisfaction with the nature of work . However, a descriptive research was carried out with a quantitative approach, through the application of a structured questionnaire with closed questions containing 65 questions. In order to reach the proposed objectives, two scales were used, the Maslach Burnout Inventory (MBI), constructed by Christina Maslach and Susan Jackson in the English language, which was adapted and validated for Portuguese by Tamayo and Tróccoli (2002) this being the Burnout Characterization Scale - ECB and the Satisfaction at work Scale - EST validated by Siqueira (2008). 51 employees of AHST participated in this research. The results found through this research indicate that 54.25% of AHST employees are uncustomized, 31.37% of employees have reduced professional achivement, and 14.37% of employees of this Association show that they are emotionally exhausted. It was proven as to satisfaction at work that health professionals in average are satisfied with the dimensions, leadership and nature of work but with the dimension colleagues, promotions and salary the collaborators are neither satisfied nor unhappy. Regarding the correlation between the dimensions of Burnout syndrome and job satisfaction, we found a correlation between all dimensions, except with the dimension of satisfaction with colleagues and reduced professional achievement, as well as satisfaction with salary and Depersonalization of employees.
Keywords: Satisfação no trabalho
Psicologia organizacional
Guarani das Missões
Serviços de saúde
Condições de trabalho
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3032
Issue Date: 1-Jul-2019
Appears in Collections:TCC Administração

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