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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Tatiana da-
dc.creatorFrança, Carlos Roberto-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2019-07-25T18:43:32Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-07-25T18:43:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3044-
dc.description.abstractSince the emergence of the Internet in Brazil in the mid-90's until the present day, what is seen are new computational tools and forms of communication and interaction in all media and social strata. Of course, the processes involving teaching and learning have been affected by this sea of technological possibilities. In this scenario, the research presents the potential of Virtual and Augmented Reality in the conception of a visualization object for learning of Physics, with the contributions of Cognitive Load Theory and Visualization in science teaching. Information is provided. We present the theoretical references adopted in this research and, finally, the process of creation and conception of a computational tool dedicated and thought for the teaching of physical greatness angular momentum. The digital resource, RVA_360 - Momento Angular, was made available in two versions of Virtual and Augmented Reality. One in the immersive mode using the Oculus Rift platform and the other in the semi-immersive mode for various computing platforms. The research brings to light their contributions to the engagement of new developers and researchers in the areas of teaching-learning physics and in the production of educational computational resources. The opinions collected during the tests and validations phase of the tool are discussed and discussed, which were done by teachers of higher education physics. Finally, the research presents the contributions to the teaching-learning processes of angular momentum, through a three-dimensional immersive environment that the RVA_360 tool makes available to users.pt_BR
dc.description.resumoDesde o surgimento da internet no Brasil, em meados da década de 90 até os dias atuais, o que se vê são novas ferramentas computacionais e formas de comunicação e interação em todos os meios e camadas sociais. Certamente, os processos que envolvem ensino-aprendizagem foram afetados por esse mar de possibilidades tecnológicas. Neste cenário, a pesquisa apresenta o potencial da Realidade Virtual e Aumentada na concepção de um objeto de visualização para aprendizagem de Física, com os aportes da Teoria da Carga Cognitiva e da Visualização no ensino de ciências. São disponibilizadas informações. Apresentam-se os referenciais teóricos adotados nesta pesquisa e, finalmente, o processo de criação e concepção de uma ferramenta computacional dedicada e pensada para o ensino da grandeza física momento angular. O recurso digital, RVA_360 – Momento Angular, foi disponibilizado em duas versões de uso da Realidade Virtual e Aumentada. Uma no modo imersivo com o uso da plataforma Oculus Rift e a outra no modo semiimersivo para diversas plataformas computacionais. A pesquisa traz a luz as suas contribuições para o engajamento de novos desenvolvedores e pesquisadores nas áreas de ensino-aprendizagem de Física e na produção de recursos computacionais educacionais. Socializa-se e debate-se as opiniões coletadas na fase de testes e validações da ferramenta, que foram feitas por professores de Física do ensino superior. Finalmente, a pesquisa apresenta as contribuições para os processos de ensino-aprendizagem de momento angular, através de um ambiente imersivo tridimensional que a ferramenta RVA_360 disponibiliza aos usuários.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-07-25T13:07:40Z No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 3226680 bytes, checksum: 4290ec0e8018cf3e333f6d5acaf88c08 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-25T18:43:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 3226680 bytes, checksum: 4290ec0e8018cf3e333f6d5acaf88c08 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-25T18:43:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 3226680 bytes, checksum: 4290ec0e8018cf3e333f6d5acaf88c08 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFSCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleO potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de Físicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.levelDoutoradopt_BR
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