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Tipo: Monografia
Título: Projeto Político Pedagógico: a experiência do Colégio Estadual do Campo José Martí
Autor(es): Bueno, Karoline
Primeiro Orientador: Verdério, Alex
Resumo: O presente trabalho sistematiza a experiência do Colégio Estadual do Campo José Martí na contínua construção de seu Projeto Político Pedagógico. Sendo assim, estabelece como objetivo a necessidade de refletir sobre a conquista do Colégio Estadual do Campo José Martí e o movimento contínuo de elaboração de sua proposta político-pedagógica no contexto de luta do MST e de afirmação prático-teórica da Educação do Campo. Tendo como objetivos mais específicos: Rememorar e sistematizar a história de luta e conquista do Colégio Estadual do Campo José Martí; Refletir sobre o debate acerca da Educação do Campo e a Educação do MST, em diálogo com a realidade do Colégio Estadual do Campo José Martí; Relatar e analisar o processo contínuo de elaboração da proposta político pedagógica da escola, em conexão com o debate da Educação do Campo. Dessa forma o trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo será abordada a história do Colégio Estadual do Campo José Martí e a história de luta pela terra na constituição do Assentamento Oito de Abril, espaço que é dado como palco para a constituição da escola. O segundo capítulo tem como proposição realizar um estudo bibliográfico sobre a proposta pedagógica do MST e a Educação do Campo no contexto da escola, promovendo um estudo sob as perspectivas de educação apontadas em referenciais elaborados bem como diretrizes, artigos, livros e dossiês. O terceiro capítulo aprofunda a análise sobre o Projeto Político Pedagógico do Colégio José Martí dialogando com as perspectivas da Comunidade Assentada, da Equipe Pedagógica e dos Educandos referente à educação escolar. Como análise metodológica utilizou-se o Diário de Campo, com a realização de entrevistas e diálogos nos períodos de Tempo Comunidade do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas. Nas considerações finais foram recuperados como elementos centrais, a luta pela educação protagonizada pelas famílias do Assentamento Oito de Abril e a necessidade de construir um Projeto Político Pedagógico e uma escola que dialogue com os princípios organizativos do MST e da Educação do Campo, através do comprometimento do Colégio Estadual do Campo Jose Martí e a participação efetiva da Comunidade.
Abstract/Resumen: The present study explores the experience of the State College of José Martí Field in the continuous construction of your Pedagogical political project . Thus, establishes the need to reflect on the conquest of the State College of José Martí Field and the continuous movement of your political-pedagogical proposal in the context of the struggle of the MST and practical-theoretical statement of education Field. Having more specific objectives: Commemorating and systematize the story of struggle and conquest of José Martí field State College; Reflect on the debate about the Education and the education of the MST, in dialogue with the reality of José Martí field State College; Report and analyze the continuous process of development of politicalpedagogical school proposal in connection with the discussion of the Education field. In this way the work is organized in three chapters. In the first chapter will be discussed the history of the State College of José Martí Field and the story of the struggle for land in the Settlement Oito de Abril, space that is given as a stage for the establishment of the school. The second chapter has as proposition bibliographic study about the educational proposal of the MST and the Education of the field in the context of the school, promoting a study under the perspectives of education pointed out in elaborate frames as well as guidelines, articles, books and dossiers. The third chapter deepens the analysis of the Pedagogic political project of José Martí School dialoguing with the perspectives of Community Based, Pedagogical staff and Students regarding school education. As a methodological analysis we used the field journal, with interviews and dialogues in periods of time Interdisciplinary Course community in the Education field: social sciences and humanities. In the final considerations were recovered as key elements, the struggle for education led by the families of the settlement on April 8 and the need to construct a Pedagogical political project and a school that dialogue with the MST and the organisational principles Field education, through the commitment of State College Jose Martí field and the effective participation of the community.
Palavras-chave: Escola rural
Planejamento educacional
Assentamento rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3054
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

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