Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3056
Tipo: Monografia
Título: Luta pela terra e prática pedagógica: a experiência da Escola Itinerante Herdeiros do Saber
Autor(es): Souza, Rose Riepe de
Primeiro Orientador: Hammel, Ana Cristina
Resumo: Analisa a prática pedagógica no âmbito da luta pela terra, tendo por objetivo refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida na Escola Itinerante Herdeiros do Saber no Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, município de Rio Bonito do Iguaçu/PR, no contexto de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. Mais especificamente objetivou-se: i) Refletir sobre a questão agrária e a luta pela terra do MST com a conquista de assentamentos e acampamentos na região Centro Sul/PR; Rememorar e sistematizar a história de conquista do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, bem como a experiência da Escola Itinerante Herdeiros do Saber; Relatar e analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a prática pedagógica exercida na Escola Itinerante Herdeiros do Saber identificando seus limites e desafios. Dessa forma, para alcançar os objetivos foi desenvolvida revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa a campo com entrevistas. Deste modo, o trabalho divide-se em quatro capítulos. O primeiro capítulo intitula-se “Questão Agrária e luta pela terra”, o segundo capítulo intitula-se “A luta pela terra do MST na região Centro Sul/PR”. Em seguida, o terceiro capítulo intitula-se “A formação do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio e a conquista da Escola Itinerante Herdeiros do Saber”. Por fim, o quarto capítulo intitula-se “A Escola Itinerante Herdeiros do Saber e sua Proposta Política pedagógica”. A partir dos capítulos foi analisada a questão agrária e a luta pela terra na trajetória do MST até a formação do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio e a conquista da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, para então refletir sobre a prática pedagógica exercida na escola, a qual concerne o PPP e suas concepções. O percurso da pesquisa contribui para a compreensão da prática pedagógica que se materializa como transformadora, a qual é movida pelo trabalho a partir dos Ciclos de Formação Humana, da realidade do educando e da formação continuada dos educadores na busca permanente do conhecimento.
Abstract/Resumen: Analyzes the pedagogical practice in the context of the struggle for land, having intended to reflect on the pedagogical practice developed in the heirs to the itinerant school know Camp Heirs of May 1st, municipality of Rio Bonito do Iguaçu/PR, in the context of the fight Landless Workers ' Movement-MST. More specifically the aim: i) reflect on the agrarian question and the struggle for the land of MST with the conquest of settlements and camps in the South Central region/PR; Recall and systematize the story of conquest of the Heirs of the land of Camp may 1, as well as the experience of the mobile school Heirs of knowledge; Report and analyze the Pedagogical Political Project (PPP) and the pedagogical practice the heirs to the itinerant school Know by identifying their limits and challenges. Thus, to achieve the goals was developed literature review, document analysis and field research with interviews. In this way, the work is divided into four chapters. The first chapter is entitled "Agrarian Question and fight for land", the second chapter is entitled "the struggle for the land of MST in the Central South/PR". Then, the third chapter is entitled "the formation of the Heirs of the land of Camp may 1 and the conquest of mobile school Heirs of knowledge". Finally, the fourth chapter is entitled "the heirs to the itinerant school Know and your pedagogical Policy Proposal". From the chapters was analyzed the agrarian question and the struggle for land in the path of MST until the formation of the Heirs of the land of Camp may 1 and the conquest of mobile school Heirs, to then reflect on the pedagogical practice exercised in school , which concerns the PPP and their conceptions. The research contributes to the understanding of pedagogical practice that materializes as transforming, which is moved by the work from the cycles of human formation, the reality of schooling and continuing education of educators in permanent search knowledge.
Palavras-chave: Escola rural
Política educacional
Movimentos sociais rurais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3056
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.