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Tipo: Monografia
Título: A rotatividade de educadores no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e as implicações no contexto escolar
Autor(es): Souza, Margarida Aparecida de
Primeiro Orientador: Gehlen, Maria Eloá
Resumo: Este estudo tem por objetivo contribuir com levantamento de dados sobre a rotatividade dos educadores no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, localizado no assentamento Marcos Freire, Município de Rio Bonito do Iguaçu/PR. A sete anos (7) trabalho nessa escola, então o motivo deste trabalho se deu devido através da minha observação in locu da intensa rotatividade de educadores nessa escola entre um ano letivo e outro. A cada ano a equipe muda, alguns anos iniciou-se o semestre com apenas o quadro de funcionários concursados, que é um número pequeno, devido à demora da contratação do NRE- Núcleo regional de educadores, diante desse fator o objetivo deste trabalho é trazer elementos referente essa rotatividade e suas implicações no contexto escolar, conceituar a Educação do Campo e sua forma de mediar o conhecimento, fazer uma retomada histórica do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e sua forma organizativa contemplada em seu Projeto Político Pedagógico. O presente trabalho traz também um breve histórico da implantação do assentamento Marcos Freire, onde essa instituição está inserida, assim como o contexto de sua criação e a implantação na comunidade. Este aborda alguns elementos sobre a questão da rotatividade de educadores que ocorre no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, devido à falta de concursos específicos para educadores do campo, na rede estadual de ensino, elenca o desgaste físico que afeta a saúde dos professores, devido a rotatividade, assim como a falta de vínculos do educador com a comunidade e com os educandos. A análise desse contexto (rotatividade) se deu através da coleta de entrevistas feitas aos educadores, do quadro QPM-Quadro próprio do Magistério da SEED/PR e PSS-Processo Seletivo Simplificado da SEED/PR.
Abstract/Resumen: This study aims to collect data on the rotativity of educators in the State College Field Iraci Salete Strozak, located in the Marcos Freire settlement, in the municipality of Rio Bonito do Iguaçu/PR. To conceptualize the Field Education and the way in which knowledge is mediated, a historical retake of the State College Field Iraci Salete Strozak is presented, contemplating the organizational form in its Political Pedagogical Project. It introduces a brief history of the establishment of the Marcos Freire settlement, where this institution is inserted, as well as the context of its creation and its implantation in the community. The lack of auditions for teaching positions in the State Education System is one of the elements presented. Some health problems suffered from the teachers are listed, these resulting from the exhaustion generated by the rotativity itself, as well as from the lack of ties that the educator have with the community and with the students. The analysis of this rotativity will be based on the answers of six educators, who respond to specific questions about the rotativity in this school and its implications in the educational environment. The conclusion analyses the educators' responses, which won’t put an end to this discussion, but these elements enlightens the importance of this debate within the framework of education workers, so that measures can be taken by competent bodies.
Palavras-chave: Escola rural
Planejamento educacional
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3059
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

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