Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menezes, Vivian Machado de-
dc.creatorTechio, Júlia Graciele Ortiz-
dc.date2017-12-05-
dc.date.accessioned2019-07-29T18:45:31Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-07-29T18:45:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3062-
dc.description.abstractThere are many problems faced in physics teaching, which affect both the teaching process and learning. It is a concern of many of the teachers to try to introduce different methodological approaches in their physics classes, in an attempt to arouse students' interest in this discipline, helping to understand the contents of this Science. The aim of this work is to verify the influence of physical education methodologies used by the teachers of the countryside schools belonging to the Regional Center of Education of Laranjeiras do Sul-PR. Initially a theoretic reference was made relating the teaching of physics with the countryside schools. A questionnaire was applied to the teachers who teach physics classes to know the training of these teachers and what teaching-learning methodologies they use in the classroom. Two countryside schools were visited in which experiments with low cost materials and information and communication technologies were demonstrated in the 1st to 3rd year of high school. The topics of the methodologies demonstrated were Newton's laws, optics and resistors. After demonstrating the methodologies, a questionnaire was used to know the students' opinions regarding the applied practical class. After analyzing the data it is concludt that the students liked the methodologies and from the demonstration they understood the contents that were being studied.pt_BR
dc.description.resumoSão muitos os problemas enfrentados no ensino de física, que afetam tanto o processo de ensino, quanto o de aprendizagem. É uma preocupação de muitos dos professores tentar introduzir diferentes abordagens metodológicas em suas aulas de física, na tentativa de despertar o interesse dos alunos para esta disciplina, auxiliando na compreensão dos conteúdos dessa Ciência. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo de pesquisa verificar a influência das metodologias de ensino de física utilizada pelos professores das escolas do campo pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul-PR. Inicialmente foi feito um referencial teórico relacionando o ensino de física com as escolas do campo. Foi aplicado um questionário para os professores que ministram aulas de física para saber qual a formação destes professores e, quais metodologias de ensino-aprendizagem eles utilizam em sala de aula. Foram visitadas duas escolas do campo nas quais foram demonstrados experimentos com materiais de baixo custo e tecnologias de informação e comunicação, nas turmas de 1º a 3º ano do Ensino Médio. Os temas das metodologias demonstradas foram: as leis de Newton, óptica e resistores. Após demonstração das metodologias foi aplicado um questionário para saber a opinião dos alunos em relação à aula prática aplicada. Após análise dos dados concluiu-se que os alunos gostaram das metodologias e a partir da demonstração conseguiram compreender melhor os conteúdos que estavam sendo estudados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-06-11T19:09:09Z No. of bitstreams: 1 TECHIO.pdf: 1965790 bytes, checksum: 4ada53f004b87eb35bb26b5e1ec2c52b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-29T18:45:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TECHIO.pdf: 1965790 bytes, checksum: 4ada53f004b87eb35bb26b5e1ec2c52b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-29T18:45:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TECHIO.pdf: 1965790 bytes, checksum: 4ada53f004b87eb35bb26b5e1ec2c52b (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleMetodologias de ensino de física nas Escolas do Campo do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul - PRpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TECHIO.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.