Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3063
Tipo: Monografia
Título: Colégio Estadual do Campo Chico Mendes: uma análise de sua trajetória histórica no âmbito da luta pelo direito à educação escolar
Autor(es): Claudio, Fabiana Gonçalves de Souza
Primeiro Orientador: Verdério, Alex
Resumo: A pesquisa intitulada “Colégio Estadual do Campo Chico Mendes: uma análise de sua trajetória histórica no âmbito da luta pelo direito à educação escolar” colocou-se na perspectiva de historicizar a trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, tendo como objetivo sistematizar a trajetória histórica do Colégio a partir da análise acerca da luta pelo direito à educação no contexto do MST e as perspectivas sobre a escola a partir dos sujeitos que a constituem – Comunidade Assentada, Equipe Pedagógica e Estudantes. A partir deste objetivo desdobraram-se os seguintes objetivos específicos: i) Registrar a trajetória histórica do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes; ii) Analisar o marco legal que dá base para as políticas públicas de Educação do Campo em conexão com a luta pelo direito à educação escolar no contexto do MST e iii) Sistematizar e refletir sobre as perspectivas da Comunidade Escolar – Comunidade Assentada, Equipe Pedagógica e Estudantes – em relação a conquista da estrutura física do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes e sua inserção no Assentamento Celso Furtado. Para alcance dos objetivos propostos, procedeu-se com a pesquisa qualitativa, por meio da qual foram desenvolvidos estudos bibliográficos e pesquisa de campo, com posterior análise dos dados provenientes do material empírico. A sistematização dos resultados da pesquisa está organizada em quatro partes: Introdução; Contextualização do Assentamento Celso Furtado e da luta pelo direito à educação no MST a partir da instituição da Escola Itinerante no Acampamento José Abílio dos Santos; Análise da política pública de Educação do Campo, a partir da luta do MST e da escola do campo no contexto da reforma agrária e Análise do processo de construção da estrutura física do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, considerando os percalços deste processo em diálogo com as perspectivas dos sujeitos que constituem a Comunidade Escolar. Neste sentido, foi analisada a trajetória vivenciada pelo Colégio que, dentre outros fatores, possibilitou a visibilidade dos sujeitos, agentes históricos, muitas vezes esquecidos, mas que são base da história que ocorre de baixo para cima. O percurso de pesquisa permite contribuir com uma análise sobre o processo histórico, que se torna formativo, movido pela luta coletiva, centrada em questões profundamente vinculadas a vida dos sujeitos.
Abstract/Resumen: The research entitled "Chico Mendes Field State College: an analysis of its historical trajectory in the context of the struggle for the right to school education "was prospect of historicizing the trajectory of the Campo Chico Mendes State as objective to systematize the historical trajectory of the College from the analysis about the struggle for the right to education in the context of the MST and the perspectives on the school from the subjects that constitute it - Seated Community, Pedagogical Team and. Based on this objective, the following specific objectives were developed: i) To record the historical trajectory of the Campo Chico Mendes State College; ii) Analyze the legal framework that provides the basis for public education policies in the Field in connection with the struggle for the right to school education in the context of the MST and iii) Systematize and reflect on the perspectives of the School Community - Seated Community, Pedagogical Team and Students - in relation to the achievement of the physical structure of the Campo Chico Mendes State College and its insertion in the Celso Furtado. In order to reach the proposed objectives, a qualitative research was carried out, through which bibliographical studies and field research were developed, with subsequent analysis of data from the empirical material. The systematization of the results of the research is organized in four parts: Introduction; Contextualization of the Celso Furtado settlement and the fight for the right to education in the MST from the institution of the Itinerant School in the Camp; Analysis of the public policy of Field Education, based on the struggle of the MST and the rural school in the context of the agrarian reform and Analysis of the process of construction of the physical structure of the Campo Chico Mendes State College, considering the mishaps of this process in dialogue with the perspectives of the subjects that make up the School. In this sense, it was analyzed the trajectory experienced by the College, which, among other factors, allowed the visibility of the subjects, historical agents, often forgotten, but who are the basis of history that occurs from the bottom up. The course of research allows us to contribute with an analysis about the historical process, which becomes formative, driven by collective struggle, centered on issues deeply linked to the subjects' lives.
Palavras-chave: Escola rural
Direito à educação
Movimentos sociais rurais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3063
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIO.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.