Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menezes, Vivian Machado de-
dc.creatorRibeiro, Angelo Donizete-
dc.date2017-12-12-
dc.date.accessioned2019-07-29T19:39:17Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-07-29T19:39:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3069-
dc.description.abstractThis Completion of Course Work has the objective of analyzing the impact of research projects on the learning of students of the Interdisciplinary Degree in Countryside Education. Firstly, a bibliographical survey was carried out about the research projects, contextualizing with the discipline of Physics and Countryside Education, where analyzes were carried out on the current panorama of Physics teaching and the reality of the Countryside Schools. In order to analyze the impact of the university research projects on students' learning, a semi structured interview was carried out involving some students who participate in the research projects offered by the Federal University of the South Frontier, Campus of Laranjeiras do Sul, where they sought to know about the opinion on the contribution of these projects to their learning and also to vocational training. According to the data obtained, it can be seen that the research projects contribute positively to the students, both in terms of learning the discipline and in the professional formation proposed by the course, as they represent a way of associating theory with practice and enables new forms of learning through the practical activities developed.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os impactos dos projetos de pesquisa na aprendizagem de Física dos estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos projetos de pesquisa, contextualizando com a disciplina de Física e a Educação do Campo, onde foram realizadas análises sobre o panorama atual do ensino de Física e a realidade das escolas do campo. Para análise dos impactos dos projetos de pesquisa em Física, foi realizada uma entrevista semiestruturada, envolvendo os estudantes que participam ou participaram dos projetos de pesquisa vinculados ao curso de Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Laranjeiras do Sul, onde se buscou saber a opinião dos mesmos acerca da contribuição destes projetos no processo de aprendizagem de Física e também na sua formação profissional. De acordo com os dados obtidos, percebe-se que os projetos de pesquisa contribuem de forma positiva para os acadêmicos, tanto no viés da aprendizagem da disciplina quanto na formação profissional proposta pelo curso, pois representam uma maneira de associar a teoria à prática e possibilita novas formas de aprendizado por meio das atividades práticas desenvolvidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-06-11T19:16:00Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 797678 bytes, checksum: e5383fb51ff85bf4e5333f27bdb5d08f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-29T19:39:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 797678 bytes, checksum: e5383fb51ff85bf4e5333f27bdb5d08f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-29T19:39:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 797678 bytes, checksum: e5383fb51ff85bf4e5333f27bdb5d08f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleOs impactos dos projetos de pesquisa na aprendizagem de física dos estudantes da licenciatura interdisciplinar em educação do campo: ciências naturais, matemática e ciências agráriaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO.pdf778,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.