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Tipo: Monografia
Título: Prevalência de baixa acuidade visual em escolares do primeiro ano do ensino fundamental
Autor(es): Halmenschlager, Igor Stragliotto
Primeiro Orientador: Higuchi, Daniela de Linhares Garbin
Primeiro membro da banca: Meira, Ana Paula Corrêa
Segundo membro da banca: Borges, Daniela Teixeira
Resumo: Resumo: O projeto tem por objetivo estudar a prevalência de baixa acuidade visual em crianças de escolas públicas na cidade de Passo Fundo – RS. O trabalho visa identificar crianças que estejam com dificuldades visuais. Foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir da aplicação da Tabela de Snellen para identificar as crianças que possuam dificuldade visual. Tem como base artigos científicos produzidos por especialistas no assunto, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Essa pesquisa faz-se relevante uma vez que reconhece a importância da visão como peça-chave na inserção do indivíduo no ambiente que o rodeia, interferindo de forma ímpar no desenvolvimento intelectual e nas relações interpessoais. Das 110 crianças avaliadas neste estudo, 9,09% (n= 10) delas apresentavam baixa acuidade visual e 90,91% (n= 100) apresentavam acuidade visual normal. Levando em consideração o sexo, das 47 crianças do sexo masculino avaliadas neste estudo, 4,3% (n= 2) apresentavam baixa acuidade visual. Por outro lado, das 63 crianças do sexo feminino, 12,7% (n= 8) delas apresentavam baixa acuidade visual. Concluiu-se que é de suma importância a implementação de programas para a detecção precoce de problemas visuais em crianças preferencialmente em idade pré-alfabetização, onde o diagnóstico precoce poderá potencializar o manejo e o tratamento das possíveis deficiências visuais.
Abstract/Resumen: The project aims to study the prevalence of low visual acuity in children of public schools in the city of Passo Fundo - RS. The aim of the work is to identify children who are visually impaired. A quantitative research will be performed through the application of the Snellen Table to identify children with visual impairment. It is based on scientific articles produced by experts in the subject, both nationally and internationally. This research becomes relevant since it recognizes the importance of vision as a key aspect in the insertion of the individual to the environment that surrounds him, interfering unequally in the intellectual and interpersonal development. Of the 110 children evaluated in this study, 9.09% (n = 10) had low visual acuity and 90.91% (n = 100) had normal visual acuity. Taking into account the gender of the 47 male children, this study, 4.3% (n = 2), presented low visual acuity. On the other hand, of the 63 female children, 12.7% (n = 8) had low visual acuity. It is concluded that the implementation of programs for the early detection of visual problems in children, preferably in pre-literacy, is of paramount importance, where the early diagnosis technique can enhance the handling and processing of visual impairment.
Palavras-chave: Acuidade visual
Crianças
Oftalmologia
Oftalmopatias
Deficiência visual
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3101
Data do documento: 2018
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