Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3104
Tipo: Monografia
Título: Risco de crise convulsiva precoce e uso de fenobarbital nos primeiros dois meses de vida em neonato exposto à anoxia
Autor(es): Lopes, Carolina Ballester
Primeiro Orientador: Comin, Douglas Sauer
Primeiro membro da banca: Meira, Ana Paula Corrêa
Segundo membro da banca: Mozzato, Liege
Resumo: Objetivo: A pesquisa teve como objetivo identificar a relação entre exposição à APGAR menor que cinco no quinto minuto de vida, crise convulsiva precoce e uso de fenobarbital durante os dois primeiros meses de vida. Métodos: É um estudo de coorte retrospectiva não comparada realizado no setor de pediatria do Hospital São Vicente de Paulo, localizado em Passo Fundo – RS, no período de agosto e setembro de 2018. A população estudada foi composta de recém-nascidos do ano de 2013 a 2018 predispostos à anoxia neonatal pelo critério do índice de APGAR igual ou menor a 5 no quinto minuto de vida. As variáveis estudadas foram: presença de crise convulsiva nas primeiras 48 horas, uso de fenobarbital nas primeiras 48 horas e ao fim do segundo mês de vida. Outras variáveis foram coletadas para fins observacionais, como a enzina CPK, o lactato, o sexo e o óbito. Os dados foram obtidos a partir de prontuários físicos e eletrônicos, presentes no banco de dados do Hospital. Resultados: O resultado do estudo é a relação positiva entre a exposição neonatal ao APGAR menor que cinco no quinto minuto de vida e a presença de crise convulsiva nas primeiras 48 horas. Além disso, todos os anoxiados usaram de fenobarbital durante esse período. Conclusões: A pesquisa traz como benefício a clara e direta relação entre a predisposição à anoxia, suas consequências e seu tratamento.
Palavras-chave: Anóxia
Epilepsia
Crises
Recém-nascido
Neonatologia
Convulsões
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3104
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA BALLESTER LOPES.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.