Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3129
Type: Monografia
Título : O conselho da cidade das crianças: um instrumento para o diagnóstico de novos territórios educativos
Author: Duarte, Marilita Dias
First advisor: Matiello, Alexandre Mauricio
Resume: Este trabalho tem como ponto de partida um projeto de extensão na escola que se propôs ultrapassar os muros (in) visíveis que a cercam, envolvendo outros espaços que possam contribuir para uma formação integral efetiva. Objetiva-se identificar e fortalecer sobretudo a partir da visão do pesquisador e das crianças, potenciais territórios educativos, que possam ser incorporados nas propostas de educação integral já desenvolvidas na escola, por meio da elaboração de um diagnóstico como cartografia social. A pesquisa foi realizada na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski no bairro Efapi, uma unidade da rede municipal de Chapecó, com as turmas do 4º e 5º ano do ensino integral, por meio da aplicação de instrumentos combinados e ressignificados no Conselho da Cidade das Crianças, com oficinas que serviram para que as crianças pudessem falar, participar e decidir. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa e multimétodos para analisar o material coletado nas oficinas em áudio, fotografias e material de campo, em forma de transcrição, sistematização em tabelas que permitiram a análise em cada turma e a comparação das falas. Estes instrumentos contribuíram para fazer um diagnóstico dos territórios vividos pelas crianças, ajudando a mapear esses territórios, e culminando com uma prospectiva de desejos e projetos de incorporá-los como potencialmente educativos. Destacam-se apontamentos para que, pelo pretexto dos territórios educativos, possa-se desenvolver uma cultura democrática participativa a partir das e com as crianças, onde elas sejam protagonistas e suas próprias porta-vozes.
Resumen : Having as it starting point an extension project in a school and it propose to overcome the (in)visible walls that surround it, gathering and involving other areas that can contribute for an effective integral formation. Aiming, identifying and reinforcing, starting especially from the point of view of the researcher and the children, potential educational areas that can be incorporated in a full-time educational program already developed in the school, through the elaboration of a diagnosis as social mapping. The research was carried out at Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski, located in Efapi neighborhood, a facility belonging to the municipal network of Chapecó, with the 4th and 5th grade full-time classes, by using combined and resignified instruments in the Children's City Council, with workshops that allowed the children to speak, participate and decide. A qualitative and multi-method approach was used to analyze the collected material in the audio workshops, photographies, and field material, through a transcription process, systemized in charts that allowed the analysis in every single class, and comparison of speeches. These instruments contributed to a diagnosis of the territories lived by the children, helping to map these territories, culminating in a forward-looking perspective of desires and projects to incorporate them as potentially educational. It is noteworthy that, under the pretext of the educational territories, they can develop a participatory democratic culture starting from and with the children, where they are the leading figure and their own spokespersons.
Palabras clave : Mapas temáticos
Educação integral
Ciências sociais
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3129
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DUARTE.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.