Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Claudecir dos-
dc.creatorGarmus, Ricardo-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-09-04T17:44:33Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-09-04T17:44:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3133-
dc.description.abstractThis dissertation is about an academic research, dedicate to an university social work program know as ProUni. The dissertation try to find out if the goals of the program, that has emerged as a revolutionary proposal of the social inclusion of students sourced in historically least favored classes by the state in the universities, can, at certain points, be confused with the mercantilization, process of Brazilian higher education, according to scholars on the subject. To this assignment, the adopted dynamic was to analyze the academic literature focused on both reviews, of those who advocate ProUni is a valorous framework of social inclusion, both by bias who believe the program, was in truth, a way to hide the process to bring down the higher education to a pure and simple graduation certificate.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata-se de uma pesquisa acadêmica, dedicado ao estudo do Programa Universidade Para Todos – ProUni. Buscamos identificar se os objetivos do programa, que surgiu como uma proposta revolucionária de inclusão social de estudantes oriundos de classes historicamente desassistidas pelo Estado nas Universidades, pode, em alguns momentos, confundir-se com um processo de mercantilização da educação superior brasileira, conforme apontados por estudiosos do assunto. Para esta tarefa, a dinâmica adotada foi de analisar a literatura acadêmica focando em ambas análises, tanto daqueles que defendem que o ProUni é uma ferramenta valorosa de inclusão, quanto pelo viés daqueles que entendem que o programa, foi, na verdade, uma forma de mascarar um processo de reduzir a educação superior ao puro e simples diploma de graduação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-09-03T13:15:17Z No. of bitstreams: 1 GARMUS.pdf: 938668 bytes, checksum: 3b257afc125279caf0fda95b54b05921 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-09-04T17:44:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GARMUS.pdf: 938668 bytes, checksum: 3b257afc125279caf0fda95b54b05921 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T17:44:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GARMUS.pdf: 938668 bytes, checksum: 3b257afc125279caf0fda95b54b05921 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectProgramas de ensino superiorpt_BR
dc.titlePrograma Universidade para Todos (ProUni): entre a democratização e a mercantilização do ensino superiorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARMUS.pdf916,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.