Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3140
Tipo: Monografia
Título: Construindo o relevo na sala de aula: uma experimentação a partir da maquete
Autor(es): Zambon, Soleandro
Primeiro Orientador: Bertolini, William Zanete
Resumo: O processo de ensino/aprendizagem do conteúdo relevo na geografia escolar demanda uma série de noções e conhecimentos importantes para compreender, adequadamente, este fenômeno natural. Um dos aspectos importantes que deve ser levado em conta para compreensão do relevo é levar em consideração a realidade cotidiana do aluno, mas também o conhecimento científico. O conhecimento científico acumulado pela Geografia se desdobra hoje na sala de aula em conteúdos que abarcam os aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e os fenômenos naturais, em sua relação com a sociedade ou não. A importância do relevo ultrapassa as aparências visíveis e sua influência na organização do espaço modificado socialmente. Desta forma, a compreensão do fenômeno relevo pode ser compreendida com mais significância a partir de práticas pedagógicas que incorporem habilidades conceituais e a realidade cotidiana do aluno, de maneira que entendam como processos e condicionantes interatuam na transformação da superfície terrestre. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão dos alunos acerca da origem do fenômeno relevo a partir da ação processual da água líquida sobre materiais representativos da superfície terrestre modelados em maquete. Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se (I) revisão da literatura que trata do ensino do conteúdo relevo nos últimos anos; (II) identificação e análise da abordagem do relevo nos diferentes documentos e diretrizes, tais como PCNs, BNCC e PCSC; (III) construção de uma maquete para representar uma porção de relevo representativo do oeste catarinense e a ação processual da água sobre diferentes materiais constituintes do relevo, de modo que os alunos compreendam a partir de uma representação tridimensional a ação da água sobre os diferentes materiais que compõem a superfície terrestre e constituem seu relevo. Portanto, julgou-se necessário estabelecer alguns procedimentos metodológicos para analisar de maneira adequada as habilidades e dificuldades dos alunos em relação ao caráter dinâmico do relevo. Foi estabelecida, numa primeira etapa, uma aula tradicional sobre o conteúdo relevo. Na segunda etapa, foi realizada uma apresentação prática a partir da construção de uma maquete para simular ação da água quando em contato na superfície terrestre. E na terceira e última etapa, aplicou-se um questionário em dupla referente ao conteúdo trabalhado em sala de aula para compreender as dificuldades e concepções do conteúdo relevo.
Abstract/Resumen: The process of teaching / learning of the relevant content in the school geography demands a series of notions and important knowledge to properly understand this natural phenomenon. One of the important aspects that must be taken into account in understanding the relief is to take into account the daily reality of the student, but also scientific knowledge. The scientific knowledge accumulated by geography unfolds today in the classroom in content that encompasses social, economic, political, cultural and natural phenomena, in their relation to society or not. The importance of relief exceeds visible appearances and their influence on the organization of socially modified space. In this way, the understanding of the relief phenomenon can be understood with more significance from pedagogical practices that incorporate conceptual skills and the daily reality of the student, so that they understand how processes and conditions interact in the transformation of the terrestrial surface. In this sense, the objective of this research is to analyze the students' understanding of the origin of the relief phenomenon from the liquid water process action on representative earth surface materials modeled on a model. To reach the proposed objective, we sought (I) a review of the literature that deals with the teaching of content relief in recent years; (II) identification and analysis of the relief approach in the different documents and guidelines, such as PCNs, BNCC and PCSC; (III) construction of a model to demonstrate a representative portion of the west of Santa Catarina and the process of water on different materials of the relief, so that students understand from a three-dimensional representation the action of water on different materials which make up the surface of the earth and are its relief. In this way, it was considered necessary to establish some methodological procedures to adequately analyze the students' abilities and difficulties in relation to the dynamic character of the relief. In the first stage, a traditional lesson on the content was established. In the second stage, a practical presentation was made from the construction of a model to simulate the action of water when in contact on the terrestrial surface. And in the third and final stage, a double questionnaire was applied regarding content worked in the classroom to understand the difficulties and conceptions of the content relief.
Palavras-chave: Geografia
Aprendizagem escolar
Relevo
Geomorfologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3140
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZAMBON.pdf846,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.