Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Coan, Cherlei Marcia-
dc.contributor.referee1Coan, Cherlei Marcia-
dc.contributor.referee2Ody, Leandro Carlos-
dc.contributor.referee3Dartora, Vanderléia-
dc.creatorMontagner, Elisa-
dc.date2019-07-24-
dc.date.accessioned2019-09-23T19:24:46Z-
dc.date.available2019-09-23T19:24:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3187-
dc.description.abstractThis course completion work reflects on the importance of contextualization of the contents of botanical to allow greater student learning, and the overcoming of theoretical teaching and based on memorization. Was intended to raise the perceptions of students of the third year of high school in a state school in the municipality of Charrua – RS about the study of botany and its relation to everyday life. The stages of the research contemplated: a) bibliographic review on teaching of botany in basic education trying to understand their difficulties; b) Redemption of previous knowledge of botany dos estudantes participantes por meio de desenhos; c) Application of a questionnaire to the students to understand their understanding of the relationship between botanic teaching and daily life and their mastery of basic contents about plants d) Realization of a practical workshop with the theme linked to the importance of the process of photosynthesis in the life of organisms. The results indicate that students form an association from the botanic to the daily life of humans and other animals, but significant gaps remain in attempts to explain fundamental processes of plant functioning, such as those related to reproduction or photosynthesis.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso reflete sobre a importância da contextualização dos conteúdos de botânica para permitir um maior aprendizado dos estudantes, e a superação de um ensino teórico e baseado na memorização. Teve-se o intuito de levantar as percepções de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual no município de Charrua-RS acerca do estudo da Botânica e de sua relação com o cotidiano. As etapas da investigação contemplaram: a) revisão bibliográfica sobre o ensino de botânica na Educação Básica buscando entender suas dificuldades; b) resgate dos conhecimentos prévios de botânica dos estudantes participantes por meio de desenhos; c) aplicação de um questionário aos alunos para perceber sua compreensão da relação do ensino de Botânica com o cotidiano e o seu domínio de conteúdos básicos sobre as plantas e d) realização de uma oficina prática com o tema ligado a importância do processo da fotossíntese na vida dos organismos. Os resultados sinalizam que os estudantes fazem uma associação da botânica ao cotidiano dos seres humanos e outros animais, mas permanecem lacunas significativas nas tentativas de explicar processos fundamentais do funcionamento das plantas, como os relacionados a reprodução ou fotossíntese.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-09-18T14:17:42Z No. of bitstreams: 1 MONTAGNER.pdf: 1674217 bytes, checksum: 903de0716e2267c47dd21d7629a2e92a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-09-23T19:24:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONTAGNER.pdf: 1674217 bytes, checksum: 903de0716e2267c47dd21d7629a2e92a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-23T19:24:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONTAGNER.pdf: 1674217 bytes, checksum: 903de0716e2267c47dd21d7629a2e92a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleContextualização dos conhecimentos da botânica no ensino médio: um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Inglês de Souza em Charrua-RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTAGNER.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.