Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira-
dc.contributor.referee1Dias, Ana Beatriz Ferreira-
dc.contributor.referee2Schneiders, Caroline Mallmann-
dc.creatorMuders, Bárbara-
dc.date2016-06-23-
dc.date.accessioned2017-06-13T12:55:37Z-
dc.date.available2017-06-09-
dc.date.available2017-06-13T12:55:37Z-
dc.date.issued2016-06-23-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/321-
dc.description.abstractEl trabajo tiene el objetivo de presentar un análisis de actividades de comprensión y interpretación vinculadas a géneros textuales, propuestas en unidades de un determinado Libro Didáctico de Lengua Portuguesa, con el intuito de de verificar de que forma son abordadas en el material. Buscase identificar se las actividades de comprensión e interpretación vinculadas al Libro Didáctico ―Português Linguagens‖, 7ª Edición del de 2012, de William Roberto Cereja y Thereza Cochar Magalhães, en sus versiones direccionadas al 6º, 7º, 8º y 9º año abren espacio para la interacción entre hablante y oyente o se conducen el proceso de comprensión e interpretación solo como un acto mecánico, en que la lengua es vista como un código, como un proceso fechado. Para el referido análisis, parte de consideraciones acerca del proceso de interacción verbal y de los géneros discursivos con referencia a Bakhtin, bien como consideraciones acerca del proceso de lectura y de comprensión de texto, conforme los Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Con base en esta práctica, es posible concluir que la grande mayoría de las actividades están centradas solo en un proceso fechado, de decodificación de las informaciones contenidas en un texto. En contraste con esta definición, evidenciase con un porcentual menor la presencia de actividades que estiman la interacción verbal, la lengua como un proceso de enunciación, que proporciona la interlocución entre los sujetos.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise de atividades de compreensão e interpretação vinculadas a gêneros textuais, propostas em unidades de um determinado Livro Didático de Língua Portuguesa, com o intuito de verificar a forma como são abordadas no material. Busca-se identificar se as atividades de compreensão e interpretação vinculadas ao Livro Didático ―Português Linguagens‖, 7ª Edição do ano de 2012, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, em suas versões direcionadas ao 6º, 7º, 8º e 9º ano abrem espaço para a interação entre falante e ouvinte ou se conduzem o processo de compreensão e interpretação apenas de modo mecânico, em que a língua é vista como um código, como um processo fechado. Para a referida análise, parte-se de considerações acerca do processo de interação verbal e dos gêneros discursivos com referência a Bakhtin, bem como considerações acerca do processo de leitura e de compreensão de textos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Com base nessa prática, conclui-se que a grande maioria das atividades estão centradas apenas em um processo fechado, de decodificação de informações contidas no texto. Em contraste com essa definição, evidencia-se com um percentual menor a presença de atividades que prezam pela interação verbal, que entendem a língua como um processo de enunciação e, consequentemente, que proporcionam uma interlocução entre os sujeitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-09T17:22:28Z No. of bitstreams: 1 MUDERS.pdf: 891197 bytes, checksum: ca8962fe8b362de1ca728dc9e70f2663 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T12:55:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MUDERS.pdf: 891197 bytes, checksum: ca8962fe8b362de1ca728dc9e70f2663 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-13T12:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MUDERS.pdf: 891197 bytes, checksum: ca8962fe8b362de1ca728dc9e70f2663 (MD5) Previous issue date: 2016-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectInteração verbalpt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleO usio do livro didático nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental: análise de atividades de compreensão e interpretaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUDERS.pdf870,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.