Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Deon, Alana Rigo | - |
dc.contributor.referee3 | Gengnagel, Claudionei Lucimar | - |
dc.creator | Tormen, Adilene Fátima | - |
dc.date | 2018-11-30 | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T14:47:51Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T14:47:51Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3224 | - |
dc.description.abstract | The present work has as its theme the teaching of geography in integral education and the objective is to understand how geography teaching and learning developed in the opposite shift of integral education, considering that the implementation of Integral Education in Basic Education schools is recent and that there are few studies on this topic. The research is exploratory with a qualitative approach, where in the first moment a bibliographic survey was made in books and internet sites based on authors such as Cavalcanti (2015), Cavalieri (2017), Freitas (2018), Kimura (2010), Martins (2015), Saviani (2011), Soares (2018); and documents of the Ministry of Education and Culture (MEC) and the National Curricular Parameters (NCP); and in the second moment was applied in a questionnaire for 11 students studying in Integral Education of the State School of High School Irany Jaime Farina, in the municipality of Erechim / RS. It was noticed that through the teaching of Geography the student can read the world, because the landscape, the world, the countries and the society change, but in Integral Education there is still no strategic planning that values such importance and arouse interest of both the student and the teacher in the classes. The great problem presented in the teaching of Geography in Integral Education is the lack of planning and didactic resources, the teacher can not detach himself from the textbook and there is an exchange of information where the student is able to interconnect the importance of the discipline with the daily experiences that they surround them. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema o ensino de Geografia na Educação Integral e o objetivo é compreender como se dá o ensino-aprendizagem de Geografia desenvolvida no turno contrário da Educação Integral, considerando que a implantação da Educação Integral nas escolas de Educação Básica é recente e que há poucos estudos referentes a este tema. A pesquisa é de caráter exploratório de abordagem qualitativa, onde no primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico em livros e sites da internet baseado em autores como: Cavalcanti (2015), Cavalieri (2017), Freitas (2018), Kimura (2010), Martins (2015), Saviani (2011), Soares (2018); e documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); e no segundo momento foi aplicado em questionário para 11 alunos que estudam na Educação Integral da Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina, no município de Erechim/RS. Percebeu-se que através do ensino de Geografia o aluno pode fazer a leitura do mundo, pois a paisagem, o mundo, os países e a sociedade mudam, mas na Educação Integral ainda não se tem um planejamento estratégico que valorize tal importância e desperte interesse tanto do aluno quanto do professor nas aulas. O grande problema apresentado no ensino de Geografia na Educação Integral é a falta de planejamento e recursos didáticos, o professor não consegue se desligar do livro didático e não existe uma troca de informação onde o aluno consiga interligar a importância da disciplina com as experiências diárias que os cercam. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-09-27T11:44:32Z No. of bitstreams: 1 TORMEN.pdf: 283690 bytes, checksum: adf87ce82dbece04ea440a042ab046b8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-10-08T14:47:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TORMEN.pdf: 283690 bytes, checksum: adf87ce82dbece04ea440a042ab046b8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-08T14:47:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TORMEN.pdf: 283690 bytes, checksum: adf87ce82dbece04ea440a042ab046b8 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.title | A educação integral e o ensino de geografia: análise de dados de uma escola pública de Erechim/RS | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TORMEN.pdf | 277,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.