Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3224
Type: Monografia
Title: A educação integral e o ensino de geografia: análise de dados de uma escola pública de Erechim/RS
Author: Tormen, Adilene Fátima
First advisor: Pereira, Ana Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Ana Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Deon, Alana Rigo
metadata.dc.contributor.referee3: Gengnagel, Claudionei Lucimar
Resume: O presente trabalho tem como tema o ensino de Geografia na Educação Integral e o objetivo é compreender como se dá o ensino-aprendizagem de Geografia desenvolvida no turno contrário da Educação Integral, considerando que a implantação da Educação Integral nas escolas de Educação Básica é recente e que há poucos estudos referentes a este tema. A pesquisa é de caráter exploratório de abordagem qualitativa, onde no primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico em livros e sites da internet baseado em autores como: Cavalcanti (2015), Cavalieri (2017), Freitas (2018), Kimura (2010), Martins (2015), Saviani (2011), Soares (2018); e documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); e no segundo momento foi aplicado em questionário para 11 alunos que estudam na Educação Integral da Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina, no município de Erechim/RS. Percebeu-se que através do ensino de Geografia o aluno pode fazer a leitura do mundo, pois a paisagem, o mundo, os países e a sociedade mudam, mas na Educação Integral ainda não se tem um planejamento estratégico que valorize tal importância e desperte interesse tanto do aluno quanto do professor nas aulas. O grande problema apresentado no ensino de Geografia na Educação Integral é a falta de planejamento e recursos didáticos, o professor não consegue se desligar do livro didático e não existe uma troca de informação onde o aluno consiga interligar a importância da disciplina com as experiências diárias que os cercam.
Abstract: The present work has as its theme the teaching of geography in integral education and the objective is to understand how geography teaching and learning developed in the opposite shift of integral education, considering that the implementation of Integral Education in Basic Education schools is recent and that there are few studies on this topic. The research is exploratory with a qualitative approach, where in the first moment a bibliographic survey was made in books and internet sites based on authors such as Cavalcanti (2015), Cavalieri (2017), Freitas (2018), Kimura (2010), Martins (2015), Saviani (2011), Soares (2018); and documents of the Ministry of Education and Culture (MEC) and the National Curricular Parameters (NCP); and in the second moment was applied in a questionnaire for 11 students studying in Integral Education of the State School of High School Irany Jaime Farina, in the municipality of Erechim / RS. It was noticed that through the teaching of Geography the student can read the world, because the landscape, the world, the countries and the society change, but in Integral Education there is still no strategic planning that values such importance and arouse interest of both the student and the teacher in the classes. The great problem presented in the teaching of Geography in Integral Education is the lack of planning and didactic resources, the teacher can not detach himself from the textbook and there is an exchange of information where the student is able to interconnect the importance of the discipline with the daily experiences that they surround them.
Keywords: Geografia
Ensino
Aprendizagem
Escolas
Educação Integral
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3224
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Geografia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TORMEN.pdf277,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.