Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luz, Mary Neiva Surdi da-
dc.creatorKonzen, Maria Cecilia Halmenschlager-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2019-11-05T18:08:52Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-11-05T18:08:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3240-
dc.description.abstractThe present study deals with the discourse on Portuguese Language teaching in Law schools of Southern Brazil Federal Universities, based on theoretical assumptions of Discourse Analysis of French-Brazilian strand (DA) dialoguing with the History of Linguistic Ideas (HLI), wherein discursive yarns are woven with the purpose of thinking over the imaginary of language that emerges from the discourse about the Portuguese Language teaching in Law courses. The study is given from the analysis of the knowledge of language circulating on documental discourse of Law courses of analyzed universities. The corpus selection was made from documental, institutional archive, whereupon is worked with the memory of a present time, from the analysis of Portuguese Language course component syllabus or congeners names, that deal with Language teaching, on which is sought to know and think over this produced imaginary. For the weaving of the discourse-analytic tissue, firstly, searching in historicity of Higher Education, it is investigated the Portuguese Language place on law courses. Based on the documentary file analysis of the Law Courses that are part of the research file, it is investigated the historicity and the main knowledge of language that circulate on Law Courses and, to finish, a reflection is made on imaginary of language produced from this knowledge of Portuguese language circulating on Law Graduation Courses on Brazilian Southern Federal Universities that are part of the research file.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata do discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa nos cursos de Direito, de universidades federais da região Sul do Brasil, com base em pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD), de vertente franco-brasileira, em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL), em que os fios discursivos são tecidos com o propósito de refletir sobre o imaginário de língua que emerge do discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa nos cursos de Direito. O trabalho se dá por meio da análise dos saberes acerca da língua que circulam no discurso documental dos cursos de Direito destas universidades. A seleção do corpus foi feita a partir de arquivo documental, institucional, em que se trabalha com a memória de um tempo presente, a partir da análise dos ementários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa ou com nomes congêneres, que tratam sobre o ensino da língua, em que se busca conhecer e refletir sobre esse imaginário que é produzido. Para a composição do tecido discursivo-analítico, primeiramente, buscando na historicidade do ensino superior, investigou-se o lugar da Língua Portuguesa nos cursos de Direito. Com base na análise de arquivo documental dos cursos de Direito que fazem parte do arquivo de pesquisa, investigou-se acerca da historicidade e dos principais saberes sobre a língua que circulam nos cursos de Direito. Para finalizar, fez-se uma reflexão sobre o imaginário de língua que se produz a partir dos saberes sobre a Língua Portuguesa que circulam nos cursos de Graduação em Direito, das universidades federais da região Sul do Brasil, que fazem parte do arquivo da pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-10-09T17:21:29Z No. of bitstreams: 1 KONZEN.pdf: 940518 bytes, checksum: 88417325a072b9cd65791eb76d50d28e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-11-05T18:08:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KONZEN.pdf: 940518 bytes, checksum: 88417325a072b9cd65791eb76d50d28e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T18:08:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KONZEN.pdf: 940518 bytes, checksum: 88417325a072b9cd65791eb76d50d28e (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectCurso de graduaçãopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleO imaginário de língua portuguesa no currículo dos cursos de direitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KONZEN.pdf918,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.