Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Prigol, Valdir | - |
dc.creator | Schaefer, Bruna | - |
dc.date | 2019 | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T17:59:42Z | - |
dc.date.available | 2019 | - |
dc.date.available | 2019-11-06T17:59:42Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3256 | - |
dc.description.abstract | Este estudio presenta una lectura de los poemas de Bráulio Bessa Uchoa desde la metáfora del clamor, imagen presente en la mayor parte de las obras literarias del poeta. Para desarrollar ese modo de leer tales obras, tres caminos centrales fueran desarrollados: la identificación y descripción de la imagen del clamor; la construcción de una posible historicidad de esta metáfora, al relacionarla con discursos bíblicos, populares, políticos y relativos a la cultura de masa; y, para finalizar, una propuesta de comprensión de la poesía a partir del clamor, elaborando posibles respuestas sobre quién es el sujeto que clama en eses poemas y cual es el porqué de la popularización de esas obras en el contexto actual de la sociedad. El modo de lectura que desarrollo tiene como base los estudios del profesor y crítico literario João Cezar de Castro Rocha, que lo presenta como una manera de incentivar la formación de nuevos lectores por medio de un contacto directo con el texto literario y da proposición de metáforas de lectura que establecen relaciones y sentidos al público lector. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma leitura dos poemas de Bráulio Bessa Uchoa a partir da metáfora do clamor, imagem presente na maior parte das obras do poeta. Para desenvolver esse modo de ler, três movimentos foram constituídos: a identificação e descrição da imagem do clamor; a construção de uma possível historicidade desta metáfora, ao relacioná-la com discursos bíblicos, populares, políticos e relativos à cultura de massa; e, para finalizar, uma proposta de compreensão da poesia a partir do clamor, exibindo possíveis respostas sobre quem é o sujeito que clama nesses poemas e qual o porquê da popularização dessas obras no contexto atual da sociedade. O modo de leitura que desenvolvo, tem como base os estudos do professor e crítico literário João Cezar de Castro Rocha, que o apresenta como uma maneira de incentivar a formação de novos leitores, a partir de um contato direto com o texto literário e da proposição de metáforas de leitura que estabelecem relações e sentidos ao público leitor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-10-25T20:53:27Z No. of bitstreams: 1 SCHAEFER.pdf: 891789 bytes, checksum: 4ba9ca2bad077c601fae0668b013a17a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-11-06T17:59:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHAEFER.pdf: 891789 bytes, checksum: 4ba9ca2bad077c601fae0668b013a17a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-06T17:59:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHAEFER.pdf: 891789 bytes, checksum: 4ba9ca2bad077c601fae0668b013a17a (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Poema | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.title | Poesia como “clamor”: uma leitura de poemas de Bráulio Bessa Uchoa | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCHAEFER.pdf | 870,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.