Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vaccaro, Santo Gabriel-
dc.creatorSerpa, Bruna-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2019-11-06T18:08:49Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-11-06T18:08:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3261-
dc.description.abstractDentro de la literatura hispánica, Horácio Quiroga asume un papel de extrema importancia, siendo considerado uno de los mayores autores uruguayos, conocido por sus cuentos fantásticos y macabros. En sus creaciones, el autor busca retratar el horror siempre relacionado a un miedo psicológico o físico, abordados a traes de fenómenos políticos, sociales y emocionales retratados en los medios de comunicación entre los siglos XIX y XX y que, todavía, asombran el consciente y el inconsciente popular hoy en día. En su obra Cuentos de amor, de locura y de muerte, Horácio Quiroga trabaja con los tres asuntos de manera integrada, pero en algunas narrativas, ellos manifestados acompañados de descripciones que provocan sensaciones de repugnancia y miedo en sus lectores, como en los cuentos “La miel silvestre” y “La gallina degollada”. El presente artigo busca analizar cómo esos elementos se desarrollan dentro de los dos cuentos y cómo provocan impacto en sus lectores, observando lo que los estudiosos de la área comprenden a traes de la importancia de ese aspecto en las composiciones Quiroguianas.pt_BR
dc.description.resumoDentro da literatura hispânica, Horacio Quiroga assume um papel de extrema importância, sendo considerado um dos maiores autores uruguaios, conhecido por seus contos fantásticos e macabros. Em suas criações, o autor busca retratar o horror sempre relacionado ao medo psicológico ou físico, abordados através de fenômenos políticos, sociais e emocionais retratados nos meios de comunicação entre os séculos XIX e XX e que, ainda hoje, assombram o consciente e o inconsciente popular. Em sua obra Cuentos de amor, de locura y de muerte, Horacio Quiroga trabalha com os três assuntos de forma integrada porém, em algumas narrativas, eles são manifestados acompanhados de descrições que provocam sensações de repugnância e medo em seus leitores, como nos contos “La miel silvestre” e “La gallina degollada”. O presente artigo busca analisar como tais elementos desenvolvem-se dentro desses dois contos e em como provocam impacto em seus leitores, observando o que estudiosos da área compreendem através da importância desse aspecto nas composições Quiroguianas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-10-25T20:39:04Z No. of bitstreams: 1 SERPA.pdf: 595216 bytes, checksum: e5924eee67d6ba39ee62dd7525baec30 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-11-06T18:08:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SERPA.pdf: 595216 bytes, checksum: e5924eee67d6ba39ee62dd7525baec30 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T18:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SERPA.pdf: 595216 bytes, checksum: e5924eee67d6ba39ee62dd7525baec30 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura uruguaiapt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.titleA presença do horror nos contos de Horacio Quiroga: uma análise de “la miel silvestre” e “la gallina degollada"pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SERPA.pdf581,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.