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Type: Monografia
Title: Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
Author: Fontoura, Daniela Brusco
First advisor: Tosta, Humberto Tonani
Resume: A sobrevivência de uma empresa nos dias atuais tem se tornado cada vez mais difícil, pois o mercado está em constante mudança em um curto espaço de tempo, por isso a empresa deve estar ciente de qual caminho busca percorrer e aonde ela deseja chegar. Para isso, o planejamento estratégico é uma ferramenta que proporciona o devido apoio a gestão para suas tomadas de decisão, no qual conhecendo os objetivos e diretrizes, a empresa poderá se posicionar no mercado de maneira competitiva. Portanto, com uma gestão eficiente e um planejamento adequado a empresa se torna mais preparada para lidar com as dificuldades e aproveitar as oportunidades. Neste trabalho, a finalidade é propor um planejamento estratégico para a microempresa Belly Store Emporium Mulher, que atua em Chapecó-SC desde 2014. A pesquisa se classifica como descritiva, de abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica, de campo, estudo de caso e documental. Os resultados revelam a empresa não possuía um planejamento estratégico definido em sua totalidade, e sim apenas algumas de suas etapas. Sendo assim, os resultados obtidos com essa pesquisa foram: a necessidade de elaboração da proposta de um planejamento estratégico para a empresa; a definição do negócio da empresa; a reformulação da missão, visão e valores; a realização da análise da matriz SWOT, a elaboração dos objetivos, estratégias competitivas e o plano de ação para atingir os resultados desejados. Com a obtenção dessas informações a empresa se mostrou disposta a implantar a proposta do estudo e melhorar seu desempenho, tornando-se mais competitiva.
Abstract: The survival of a company nowadays has become increasingly difficult because the market is constantly changing in a short time, so the company must be aware of which way it seeks to go and where it wants to go. For this, strategic planning is a tool that provides due management support for its decision-making, in which knowing the objectives and guidelines, the company can position itself in the market in a competitive way. Therefore, with efficient management and proper planning the company becomes more prepared to deal with the difficulties and seize the opportunities. In this work, the purpose is to propose a strategic plan for the Belly Store Emporium Women, which has been operating in Chapecó-SC since 2014. The research is classified as descriptive, with a qualitative approach, using bibliographical, field research, case and documentary. The results reveal that the company did not have a defined strategic planning in its entirety, but only a few steps of it. Thus, the results obtained with this research were: the need to elaborate the proposal of a strategic planning for the company; the definition of the business of the company; the reformulation of mission, vision and values; the analysis of the SWOT matrix, the elaboration of the objectives, competitive strategies and the plan of action to achieve the desired results. With this information, the company was willing to implement the study proposal and improve its performance, making it more competitive.
Keywords: Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Microempresas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3276
Issue Date: 2019
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