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Tipo: Monografia
Título: Avaliação do nível de satisfação dos trabalhadores de uma concessionária de veículos pesados e serviços do oeste de Santa Catarina
Autor(es): Carmo, Fabiane do
Primeiro Orientador: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Resumo: Com as grandes evoluções ocasionadas pela globalização e pela nova era tecnológica, as organizações necessitam se moldar as novas tendências para se manterem competitivas no mercado. Para que isso seja possível, é necessário o apoio incondicional do setor de gestão de pessoas, auxiliando a organização a desenvolver estratégias condizentes para combater o novo ambiente dinâmico e mutável que as empresas estão inseridas. Além disso, necessita mais do que tudo estar aliada com seu principal bem, as pessoas. Anteriormente as pessoas eram tratadas como objetos de produção que poderiam ser trocadas a qualquer instante, com o avançar dos anos, as pessoas deixam de se tornar meros objetos para se tornar o diferencial competitivo das organizações, grandes geradores de vantagem competitiva para as empresas. Nesse sentido, a gestão de pessoas das organizações, buscam auxiliar as empresas a alcançar esses objetivos, promovendo o bem-estar dos colaboradores, tornando a organização um lugar prazeroso de se estar e aumentando o grau de satisfação dos colaboradores. Diante ao exposto, o estudo em questão buscou analisar os fatores que influenciam o grau de satisfação dos colaboradores de uma concessionária de veículos pesados e serviços do oeste de Santa Catarina tanto de forma positiva quando de forma negativa. A abordagem utilizada para este estudo é classificada como pesquisa quali-quanti, descritiva, estudo de caso, aplicada, bibliográfica e de campo. Baseou-se ainda em um estudo de campo bem como estudo de caso, por ser realizada em uma concessionária de veículos pesados e serviços. Quantos aos resultados pode se perceber que a maioria dos colaboradores se encontra com índices altos de satisfação no trabalho. Ressaltando que em duas dimensões, a satisfação com o salário e a satisfação com as promoções, se percebeu algumas consideráveis percepções de insatisfação por parte dos colaboradores. Foi feito também uma comparação entre as respostas dos colaboradores colhidas através do questionário, posterior a isso, confrontada com a entrevista semiestruturada aplicada ao gerente regional da concessionária, assim foi possível perceber que as respostas entre ambas às partes, em sua grande maioria, foram correspondentes, com exceção de duas dimensões já citadas, foi possível perceber algumas situações de desencontro de informações, causando algumas pequenas discrepâncias entre as visões dos entrevistados. Foi possível perceber que a organização já está buscando pontos de melhorias em suas práticas empresariais. Quanto às considerações finais, pode se ressaltar que o trabalho respondeu aos objetivos propostos, e como forma de sugestão de melhoria proposta á organização, foi sugerida a construção de um plano de cargos e salários para auxiliar a organização na diminuição da insatisfação de seus colaboradores.
Abstract/Resumen: With the great evolutions brought about by globalization and the new technological era, organizations need to shape the new trends to remain competitive in the market. For this to be possible, it is necessary the unconditional support of the people management sector, helping the organization develop appropriate strategies to combat the new dynamic and changing environment that companies are inserted. Moreover, it needs more than anything to be allied with its main good, the people. Previously people were treated as production objects that could be exchanged at any time. As the years went by, people ceased to become mere objects to become the competitive edge of organizations, great generators of competitive advantage for companies. In this sense, the people management of organizations, seek to help companies to achieve these goals, promoting the well-being of employees, making the organization a pleasant place to be and increasing the degree of employee satisfaction. In view of the above, the study in question sought to analyze the factors that influence the degree of satisfaction of the employees of a heavy-duty vehicle dealer and services in the west of Santa Catarina, both positively and negatively. The approach used for this study is classified as quali-quanti, descriptive, case study, applied, bibliographical and field research. It was also based on a field study as well as a case study, to be performed in a heavy-duty vehicle dealer and services. How much to the results can be noticed that the majority of the employees is with high rates of satisfaction in the work. Noting that in two dimensions, satisfaction with salary and satisfaction with promotions, we noticed some considerable perceptions of employees' dissatisfaction. A comparison was also made between the answers of the employees collected through the questionnaire, after that, confronted with the semistructured interview applied to the regional manager of the concessionaire, so it was possible to perceive that the responses between the two parties, for the most part, corresponded , with the exception of two dimensions already mentioned, it was possible to perceive some situations of information mismatch, causing some small discrepancies between the interviewees' views. It was possible to realize that the organization is already looking for improvement points in its business practices. Regarding the final considerations, it can be emphasized that the work responded to the proposed objectives, and as a form of suggestion of improvement proposed to the organization, it was suggested the construction of a plan of positions and salaries to help the organization in reducing the dissatisfaction of its collaborators.
Palavras-chave: Administração de recursos humanos
Satisfação no trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3282
Data do documento: 2019
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