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Tipo: Monografia
Título: O exercício da função gerencial por mulheres em uma universidade pública no oeste do estado de Santa Catarina, sob a ótica da identidade e gênero
Autor(es): Cassaro, Halien Fabíola
Primeiro Orientador: Maia, Tatiane Silva Tavares
Resumo: De modo geral, as construções de identidade estão em constante modificação e recebem influência dos contextos históricos e papéis sociais exercidos pelos indivíduos. Como não poderia ser diferente, as mulheres, que em tempos remotos não atuavam na esfera pública do trabalho, quando passaram a ocupar cargos e espaços tradicionalmente masculinos, incorporaram novas características em suas identidades. Dessa forma, houve mudanças nas relações pré-estipuladas socialmente nas Instituições e também no âmbito familiar. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo compreender como ocorre o exercício da função gerencial realizada por mulheres em uma universidade pública, a partir de um enfoque na construção da identidade e gênero. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se pelo estudo de histórias de vida de natureza qualitativa e envolve uma abordagem descritiva. Além disso, o trabalho recebeu suporte do método de observação participante. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com quatro mulheres que exercem cargos gerenciais em uma universidade pública no oeste do estado de Santa Catarina. A análise dos dados foi guiada pela análise de conteúdo dos discursos. Considerando-se os resultados encontrados, evidenciou-se que dificuldades e desafios aliados a oportunidades são elementos que permeiam a realidade das entrevistadas e revelaram muito sobre a construção identitária e a história de vida profissional dessas mulheres. Ao assumir cargos de liderança, as mulheres da gerência pública universitária se depararam com a necessidade de se articularem frente aos vários papéis. Quanto às potencialidades foram considerados a influência que elas exercem sobre seus pares, e a maneira como conduzem suas atribuições gerenciais de maneira sensível e holística, o que pode contribuir na formação de novos e importantes rumos para a administração das empresas. Os desafios apontados referem-se a sobrecarga vivida por essas mulheres, resultante da conciliação entre os diferentes papéis como gestoras, professoras e ainda mães, ressaltando assim, a necessidade da existência de uma rede de apoio. Além disso, os desafios foram relacionados quanto às barreiras vivenciadas por mulheres gestoras, o preconceito encontrado nas entrelinhas dentro da própria Instituição em que trabalham e quanto à necessidade da provação constante de suas habilidades nos cargos que ocupam. Sendo assim, mesmo com a ocorrência de mudanças quanto aos papéis sociais entre gêneros os velhos discursos ainda estão presentes na sociedade e afetam de modo direto as atribuições e identidade dos indivíduos.
Abstract/Resumen: In general, identity construction is constantly changing and it is influenced by the historical contexts and social roles of individuals. Not surprisingly, women, who in the earliest times did not work in the public sphere, incorporated new characteristics in their identities when they started holding positions and spaces traditionally masculine. In this way, there were changes in pre-stipulated social relations in the Institutions and also in the family context. In this sense, this study aimed to understand how women in leading positions in a public university exert their roles, from a focus on the construction of identity and gender. As for the methodological procedures, the research is characterized by the study of qualitative life histories and involves a descriptive approach. Furthermore, the work was supported by the participant observation method. Data collection was done through interviews with four women who hold managerial positions at a public university in the western part of the state of Santa Catarina.The analysis of the data was guided by the content analysis of the speeches. Considering the results found, it was evidenced that difficulties and challenges allied to opportunities are elements that permeate the reality of the interviewees and revealed much about the identity construction and the history of professional life of these women. In assuming leadership positions, women in public management found themselves faced with the need to articulate themselves in front of the various roles. Regarding the potentialities, the influence they had on their peers was considered, as well as the way they manage their assignments in a sensitive and holistic way, which can contribute to the development of new and important directions for some companies. The challenges mentioned refer to the overcommitment experienced by these women, resulting from the reconciliation among the different roles as managers, teachers and even mothers, thus highlighting the need for a support network. In addition, the challenges were related to the barriers experienced by women in leading positions, such as the prejudice found in their workplace and the constant need of proving how capable they are to accomplish their roles. Thus, even with changes in social roles between genders, the old speeches are still present in society and affect directly the attributions and identity of individuals.
Palavras-chave: Identidade de gênero
Trabalho feminino
Carreira profissional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3288
Data do documento: 2019
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