Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3293
Type: Monografia
Título : Contribuições da bolsa remunerada na formação acadêmica e profissional de bolsistas de iniciação científica: um estudo na UDESC Oeste
Author: Piloni, Mateus
First advisor: Maia, Tatiane Silva Tavares
Resume: Esse trabalho de conclusão de curso (TCC) abordou a temática referente à IC reconhecida nas universidades como uma atividade acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento, a partir do desenvolvimento de um projeto de pesquisa com a finalidade de produzir conhecimento. A IC é uma importante ferramenta que possibilita aos bolsistas adquirir experiências acadêmicas e profissionais, assim como estimula ações de transformação na sociedade. O objetivo do estudo foi analisar de que forma a IC remunerada tem contribuído na formação acadêmica e profissional de bolsistas do curso de zootecnia da UDESC Oeste, como objetivos específicos: identificar o perfil dos participantes do programa de IC; verificar os motivos que levaram os participantes a se interessarem pela IC; analisar a percepção dos participantes sobre as contribuições da IC para sua formação. O problema de pesquisa se deu como a IC remunerada tem contribuído na formação acadêmica e profissional de bolsistas do curso de zootecnia da UDESC Oeste? A motivação para escolha do tema da pesquisa advém dos caminhos percorridos em minha trajetória acadêmica e profissional, com experiência por dois anos no setor de pesquisa e pós-graduação da UDESC Oeste. Quanto à abordagem metodológica utilizada, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, classificada quanto aos objetivos como descritiva e em relação aos procedimentos técnicos utilizados classificou-se como estudo documental, bibliográfico e de campo. A coleta de dados ocorreu através da utilização da técnica conhecida como grupo focal. Os entrevistados foram estudantes da graduação e do mestrado do curso de zootecnia da UDESC Oeste, sujeitos da pesquisa. A análise dos dados foi pautada na análise de conteúdo dos discursos, na qual seguiu os passos elaborados por Bardin (2016). Os resultados encontrados mostram o perfil dos participantes são jovens, que logo ao entrar na graduação já se inserem na pesquisa e permanecem por alguns semestres mostrando vários resultados positivos dessa experiência. São várias as motivações que fazem com que os estudantes busquem a IC, sinalizadas como: a remuneração, a paixão e a carreira. As contribuições em atuar como bolsista (IC) é uma importante ferramenta que possibilita aos estudantes adquirir experiências acadêmicas e profissionais e também estimula ações de transformação que vai além do contexto acadêmico à medida que o estudante desenvolve habilidades e competências, tornando-o assim mais preparado para os desafios pessoais e profissionais do futuro. Além disso, a bolsa recebida em razão da atividade é outro fator primordial aos estudantes, uma vez que os possibilita permanecer na universidade e também os ajuda a custear suas despesas pessoais. Foi possível evidenciar que dentro da IC, há desafios que precisam ser superados pelos bolsistas, porém, como observado na pesquisa, os desafios enfrentados podem se transformar em oportunidades de crescimento acadêmico e profissional aos estudantes.
Resumen : This course conclusion work (CCW) addressed the thematic relative SI recognized in universities as an academic activity developed by undergraduate students in several areas of knowledge, from the development of a research project with the purpose of producing knowledge. SI is an important tool that enables scholarship holders to acquire academic and professional experiences, as well as stimulates transformative actions in society. The objective of the study was to analyze how the paid SI has contributed to the academic and professional formation of scholarship holders of the UDESC Oeste zootechnical course, as specific objectives: to identify the profile of participants in the SI program; check the reasons that took the participants to become interested in SI; analyze the participants' perceptions on SI's contributions for their formation. The research problem it occurred how the paid SI has contributed to the academic and professional formation of scholarship holders of the UDESC Oeste zootechnical course? The motivation to choose the research theme comes from the paths traced in my academic and professional career with experience for two years in the UDESC Oeste research and graduate sector. In terms of methodological approach used is characterized as a qualitative research, classified for objectives as descriptive and in relation to the technical procedures used was classified as a documentary, bibliographic and field study. Data collection occurred by technique known as the focal group. The interviewees were undergraduate and graduate students of the UDESC Oeste zootechnical course, subjects of the research. The analysis of the data was based on the content analysis of the speeches, in which he followed the steps developed by Bardin (2016). The results found show the profile of the participants are young, that soon when entering the graduation already they are inserted in the research and they remain for some semesters showing several positive results of that experience. There are several motivations that make the students search the SI, signaled as: the remuneration, the passion and the career. The contributions to act as a scholarship holders (SI) is an important tool that enables students to acquire academic and professional experiences and also stimulates transformational actions that go beyond the academic context as the student develops skills and competencies, making you more prepared for the personal and professional challenges of the future. Besides that, the scholarship received because of the activity is another primary factor for the students, once enables them to remain in the university and also helps them pay for their personal expenses. It was possible to show that within the SI, there are challenges that need to be overcome by scholarship holders, but, as noted in the research, challenges can become opportunities for academic and professional growth for students.
Palabras clave : Bolsa de estudos
Pesquisa científica
Produção científica
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3293
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PILONI.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.