Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3317
Type: Dissertação
Title: Compreensão leitora do gênero multimodal tira: uma análise de atividades de leitura propostas por livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
Author: Silva, Izabelle Fernandes da
First advisor: Finger-Kratochvil, Claudia
Resume: Os textos que circulam na atualidade se realizam em inúmeros gêneros e empregam cada vez mais elementos não verbais (imagens, cores, formas, sons, gestos etc.) que se integram e se combinam com elementos verbais (palavras), o que os caracteriza como gêneros multimodais. Esses gêneros combinam pelo menos duas semioses (modos de significação) e por isso demandam dos leitores a compreensão de que os elementos não verbais não cumprem uma mera função ilustrativa, que eles possuem uma carga de sentido/informatividade, que apresentam propósito(s) comunicativo(s) e que, sendo parte constituinte desses textos, são essenciais no processo de construção de sentidos dos mesmos, influenciando na sua compreensão e na efetivação de seu propósito comunicativo. Considerando as novas demandas de aprendizagem dos alunos quanto à leitura de textos multimodais/multissemióticos, preocupa-nos como esses textos são trabalhados nas atividades de leitura propostas para eles. Assim, devido à marcante presença do livro didático nas escolas brasileiras, tomamos como fonte para coleta dos dados analisados por esta pesquisa três livros didáticos de 1º ano do ensino médio, sendo cada livro de uma coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Considerando ainda as características e as potencialidades pedagógicas das tiras enquanto gênero discursivo/textual multimodal, nosso objetivo é verificar quais habilidades de leitura são desenvolvidas pelas atividades propostas para este gênero pelos três livros de Língua Portuguesa selecionados. Além disso, interessanos investigar se essas atividades de leitura propostas para as tiras incluem o processamento da linguagem não verbal que constitui esse gênero e a integração desta com a linguagem verbal que compõe esses textos. A análise dos dados revelou que a relação semântica que se estabelece entre as linguagens verbal e não verbal que constituem as tiras propostas pelos três livros didáticos selecionados é de complementaridade, apontando que a maioria desses textos apresenta grande potencialidade para que as atividades de leitura abordem habilidades que incluam o processamento textual da linguagem visual e de sua integração com a linguagem verbal. Quanto às analises das atividades de leitura propostas para as 21 tiras selecionadas, destacamos que nenhum dos três livros promove o desenvolvimento das habilidades de análise crítica das tiras seja quanto à estrutura textual, seja quanto ao conteúdo que esses textos abordam ou ao discurso que veiculam. Os dados revelam também que, nos três livros didáticos, algumas habilidades de leitura não são abordadas pelas atividades de compreensão leitora propostas para as tiras selecionadas, apesar de alguns desses textos apresentarem material que favorece a abordagem dessas habilidades negligenciadas. Pontuamos ainda que, embora os três livros proponham atividades que abordam habilidades de leitura que abrangem o processamento da linguagem visual e de sua integração com a linguagem verbal, de modo geral, seu tratamento didático em atividades de leitura pouco favorece a mobilização de capacidades leitoras para as especificidades desse gênero multimodal. Assim, esses materiais didáticos limitam o ensino-aprendizagem de leitura e contribuem medianamente para o letramento multimodal de alunos do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Esperamos que este trabalho possa contribuir para reflexões acerca da necessidade de uma formação leitora que fomente o multiletramento e de um ensino-aprendizagem que favoreça o desenvolvimento de habilidades específicas para a leitura das tiras, mas também de outros gêneros multimodais.
Abstract: The texts that circulate today are made in many genres and increasingly employ nonverbal elements (images, colors, shapes, sounds, gestures, etc.) that integrate and combine with verbal elements (words), which characterize them as multimodal genres. These genres combine at least two semioses (modes of meaning) and therefore require readers to understand that nonverbal elements do not fulfill a mere illustrative function, that they have a sense / informative load, which have communicative purpose and, being a constituent part of these texts, they are essential in the process of constructing their meanings, influencing their comprehension and the realization of their communicative purpose. Considering the new learning demands of students regarding the reading of multimodal / multisemiotic texts, we are concerned with how these texts are worked in the reading activities proposed for them. Thus, due to the remarkable presence of the textbook in Brazilian schools, we took as source for collecting the data analyzed by this research three textbooks of the first year of high school, each book in a collection approved by the National Textbook Program - PNLD. Considering also the characteristics and the pedagogical potentialities of the strips as a multimodal discursive / textual genre, our objective is to verify which reading skills are developed by the activities proposed for this genre by the three selected books. In addition, we are interested in investigating whether these reading activities proposed for the strips include the processing of the nonverbal language that constitutes this genre and its integration with the verbal language that makes up these texts. Data analysis revealed that the semantic relationship established between the verbal and nonverbal languages that constitute the strips proposed by the three selected textbooks is complementary, pointing out that most of these texts have great potential for reading activities to address skills that include the textual processing of visual language and its integration with verbal language. As for the analysis of the reading activities proposed for the 21 selected strips, we emphasize that none of the three books promotes the development of critical analysis skills of the strips either in terms of textual structure, content or discourse. The data also reveal that, in the three textbooks, some reading skills are not addressed by the reading comprehension activities proposed for the selected strips, although some of these texts present material that favors the approach of these neglected skills. Although the three books propose activities that address reading skills that include visual language processing and its integration with verbal language, in general, their didactic treatment in reading activities does not favor the mobilization of reading skills to the specifics of this multimodal genre. Thus, these didactic materials limit reading teaching and learning and contribute to the multimodal literacy of high school students from Brazilian public schools. We hope that this work can contribute to reflections on the need for a reading education that promotes multiliteracy and a teaching-learning that favors the development of specific skills for reading the strips, but also of other multimodal genres.
Keywords: Gêneros textuais
Compreensão da leitura
Livro didático
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3317
Issue Date: 2019
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA.pdf3,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.