Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paz, Demétrio Alves-
dc.contributor.referee1Berned, Pablo Lemos-
dc.contributor.referee2Fernandes, Neiva Maria Graziadei-
dc.creatorSantos, Vanessa Shneider dos-
dc.date2016-06-23-
dc.date.accessioned2017-06-13T12:58:48Z-
dc.date.available2017-06-09-
dc.date.available2017-06-13T12:58:48Z-
dc.date.issued2013-06-23-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/331-
dc.description.abstractEl presente artículo tiene por objetivo analizar la relación existente entre literatura y cinema a través de la obra Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. El trabajo se desarrolló con base en estudios de los aspectos del texto narrativo, tales como estructura, tiempo, espacio y personajes, que se observaron a partir de la lectura del libro y de la adaptación cinematográfica. Esas perspectivas se analizaron de forma comparativa, a fin de ver semejanzas y disparidades encontradas en la historia. Tal pesquisa está vinculada a teorías que presentan las diferencias entre texto-fuente y adaptaciones, desmitificando y aclarando conceptos de fidelidad. El referido término incluye visiones distintas, como a de lecturas, que pueden resultar en diferentes conclusiones acerca de un mismo texto y también crear nuevos a partir de este. Se concluye que, mientras lectores, juzgamos adaptaciones inferiores a la obra escrita, pero eso no pasa de una mirada equivocada y prejuiciosa, visto que los propósitos de cada medio son diferentes y adaptaciones pueden presentar cambios y redefiniciones.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar a relação existente entre literatura e cinema através da obra Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. O trabalho foi desenvolvido com base em estudos sobre aspectos do texto narrativo, tais como estrutura, tempo, espaço e personagens, que foram observados a partir da leitura do livro e da adaptação cinematográfica. Essas perspectivas foram analisadas de forma comparativa, a fim de ver semelhanças e disparidades encontradas no enredo. Tal pesquisa está atrelada a teorias que apresentam as diferenças entre texto-fonte e adaptações, desmitificando e esclarecendo conceitos sobre fidelidade. O referido termo abrange visões distintas, como a de leituras, que podem resultar em diferentes conclusões acerca de um mesmo texto e também criar novos a partir deste. A análise conclui que, enquanto leitores, julgamos adaptações inferiores à obra escrita, mas isso não passa de uma visão equivocada e preconceituosa, visto que os propósitos de cada meio são diferentes e adaptações podem apresentar mudanças e ressignificações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-09T21:24:59Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 471166 bytes, checksum: dfb0f2a3b0faed128a39288c09b3febe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T12:58:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 471166 bytes, checksum: dfb0f2a3b0faed128a39288c09b3febe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-13T12:58:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 471166 bytes, checksum: dfb0f2a3b0faed128a39288c09b3febe (MD5) Previous issue date: 2013-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectJane Austenpt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectTexto narrativopt_BR
dc.subjectTexto comparativopt_BR
dc.titleOrgulho e preconceito: um estudo comparativo entre literatura e cinemapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf460,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.