Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bevilacqua, Fernando-
dc.creatorKunz, Maurício André-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-02-03T14:33:33Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2020-02-03T14:33:33Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3357-
dc.description.abstractThe association of mathematical concepts with reality is a challenge for most students. Current technology provides tools for creating options that bring this perception closer. In view of this, this research shows the potential that Augmented Reality has when associated with Cognitive LoadTheoryandVisualization,intheelaborationofatoolthatassistsstudentsintheconception and learning of mathematical concepts that are used in the discipline of Computer Graphics in UFFS. The theoretical references used in this research are presented, as well as the process of prototype creation of an Augmented Reality application containing demonstrations about vectors in a Computer Graphic sclass. There search demonstrates the importance of Augmented Reality as an aidin the practical pedagogic a lprocesses,by evaluating there sponses and opinions collected in the testing and validation phase of the developed prototype.pt_BR
dc.description.resumoA associação dos conceitos matemáticos com a realidade é um desafio para a maioria dos estudantes. A tecnologia atual fornece ferramentas para criar opções que aproximam essa percepção. À vista disso, essa pesquisa mostra o potencial que a Realidade Aumentada tem quando associada a Teoria da Carga Cognitiva e a Visualização, na elaboração de uma ferramenta que auxilie os estudantes na concepção e aprendizado de conceitos matemáticos que são utilizados na disciplina de Computação Gráfica na UFFS. São apresentados os referenciais teóricos empregados nessa pesquisa, bem como o processo de criação do protótipo de uma aplicação de Realidade Aumentada contendo demonstrações sobre vetores em uma aula de Computação Gráfica. A pesquisa demonstra a importância da Realidade Aumentada como auxílio nos processos práticos pedagógicos, através da avaliação das respostas e opiniões coletadas na fase de testes e validação do protótipo desenvolvido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-12-20T11:25:37Z No. of bitstreams: 1 KUNZ.pdf: 13947541 bytes, checksum: a64f6f04a5b6acfd20be6dddd4107fbe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-03T14:33:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KUNZ.pdf: 13947541 bytes, checksum: a64f6f04a5b6acfd20be6dddd4107fbe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-03T14:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KUNZ.pdf: 13947541 bytes, checksum: a64f6f04a5b6acfd20be6dddd4107fbe (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleUso de realidade aumentada para auxiliar o ensino de geometria na disciplina de computação gráfica na UFFSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KUNZ.pdf13,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.