Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3357
Type: Monografia
Title: Uso de realidade aumentada para auxiliar o ensino de geometria na disciplina de computação gráfica na UFFS
Author: Kunz, Maurício André
First advisor: Bevilacqua, Fernando
Resume: A associação dos conceitos matemáticos com a realidade é um desafio para a maioria dos estudantes. A tecnologia atual fornece ferramentas para criar opções que aproximam essa percepção. À vista disso, essa pesquisa mostra o potencial que a Realidade Aumentada tem quando associada a Teoria da Carga Cognitiva e a Visualização, na elaboração de uma ferramenta que auxilie os estudantes na concepção e aprendizado de conceitos matemáticos que são utilizados na disciplina de Computação Gráfica na UFFS. São apresentados os referenciais teóricos empregados nessa pesquisa, bem como o processo de criação do protótipo de uma aplicação de Realidade Aumentada contendo demonstrações sobre vetores em uma aula de Computação Gráfica. A pesquisa demonstra a importância da Realidade Aumentada como auxílio nos processos práticos pedagógicos, através da avaliação das respostas e opiniões coletadas na fase de testes e validação do protótipo desenvolvido.
Abstract: The association of mathematical concepts with reality is a challenge for most students. Current technology provides tools for creating options that bring this perception closer. In view of this, this research shows the potential that Augmented Reality has when associated with Cognitive LoadTheoryandVisualization,intheelaborationofatoolthatassistsstudentsintheconception and learning of mathematical concepts that are used in the discipline of Computer Graphics in UFFS. The theoretical references used in this research are presented, as well as the process of prototype creation of an Augmented Reality application containing demonstrations about vectors in a Computer Graphic sclass. There search demonstrates the importance of Augmented Reality as an aidin the practical pedagogic a lprocesses,by evaluating there sponses and opinions collected in the testing and validation phase of the developed prototype.
Keywords: Computação gráfica
Ensino e aprendizagem
Matemática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3357
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KUNZ.pdf13,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.