Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barraz Junior, Ney Marçal-
dc.contributor.referee1Barraz, Andréia Komowski-
dc.contributor.referee2Tolffo, Rafael Schmatz-
dc.creatorCastro, Ritiele Ramos de-
dc.date2019-12-05-
dc.date.accessioned2020-02-04T12:40:21Z-
dc.date.available2019-12-19-
dc.date.available2020-02-04T12:40:21Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3376-
dc.description.abstractThe present work discusses the application of an experiment, the PET bottle rocket, as instrument that facilitates the learning of physical concepts in high school. Throughout the text a comparison is made between teaching as it happens in practice, full of memorization and equations, and what is expected, with research activities in which students are urged to produce and relate what is worked in the classroom. with reality through experimentation. The objective is to describe the possibility of working physics in high school more pleasantly for students, facilitating and making learning more meaningful to students as well as combining theory with practice. It deals with the assembly of the rocket, the description of the physical concepts that can be worked from the rocket, as well as its application in medium level classes. Emphasizing the role of the teacher in planning and guiding the activity developed in the classroom as well as the attitude of the school that should seek quality rather than quantity in relation to what is taught.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho é discutido a aplicação de um experimento, o foguete de garrafa PET, como instrumento facilitador da aprendizagem dos conceitos físicos no Ensino Médio. Ao longo do texto é feito um comparativo entre o ensino como acontece na prática, cheio de memorização e fórmulas, e o que se espera, com atividades de investigação nas quais os alunos sejam instigados a produzirem e relacionarem o que é trabalhado em sala de aula com a realidade por meio da experimentação. Tem-se por objetivo a descrição de uma possibilidade de trabalhar a Física no Ensino Médio de forma mais agradável aos estudantes, facilitando e tornando a aprendizagem mais significativa para eles, bem como aliando a teoria com a prática. É abordado a montagem do foguete, a descrição dos conceitos físicos que podem ser trabalhados a partir do foguete, bem como a sua aplicação em turmas de nível médio. Salientando o papel do professor no planejamento e orientação da atividade desenvolvida em sala de aula bem como a postura da escola que deve buscar a qualidade e não a quantidade em relação ao que se ensina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-12-19T17:05:51Z No. of bitstreams: 1 CASTRO.pdf: 656478 bytes, checksum: 323bed412a91c8bcd0f6082c994936e8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-04T12:40:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CASTRO.pdf: 656478 bytes, checksum: 323bed412a91c8bcd0f6082c994936e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-04T12:40:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CASTRO.pdf: 656478 bytes, checksum: 323bed412a91c8bcd0f6082c994936e8 (MD5) Previous issue date: 2019-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectExperimentos científicospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.titleRepensando o ensino de física no ensino médio: a construção de foguetes como aliada a construção de conhecimentospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASTRO.pdf641,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.