Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3402
Tipo: Monografia
Título: Desempenho operacional do transporte de cargas: o caso de um agente transportador autônomo do Município de Porto Xavier/RS
Autor(es): Prill, Felipe Zimmer
Primeiro Orientador: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Primeiro membro da banca: Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
Segundo membro da banca: Dill, Rodrigo Prante
Resumo: O transporte de cargas no Brasil é um dos serviços fundamentais para auxiliar no desenvolvimento e crescimento produtivo do país. Atualmente, o transporte de cargas rodoviárias é a fonte de renda de muitos trabalhadores autônomos, que se dedicam a atividade de transportar mercadorias tanto no território nacional como em países vizinhos. Nesse sentido, a análise do desempenho por meio de indicadores é muito importante para o trabalhador autônomo, pois as operações realizadas para a movimentação de cargas demandam conhecimento e controle de todos os custos. Dessa maneira, a problemática deste estudo pode ser traduzida em: como o estudo de indicadores de desempenho de veículo pode auxiliar na gestão operacional de um agente autônomo de transporte de cargas, do município de Porto Xavier/RS? Para responder essa questão foram analisados como esses indicadores podem auxiliar na gestão operacional do agente autônomo transportador. Para alcançar o objetivo geral foi preciso: descrever as operações executadas na prestação de serviço de transporte de cargas; identificar a gestão dos custos operacionais atual do agente transportador; verificar a relação entre os atuais registros dos custos operacionais com os indicadores de desempenho de veículo; e sugerir um modelo de gestão operacional com indicadores de desempenho de veículo. Como sustentação teórica para o estudo utilizou-se o conceito de logística e suas operações; o modal rodoviário; o transporte rodoviário de cargas; a gestão operacional de custos; e métodos e sistemáticas de avaliação de desempenho de veículos de carga. Em relação ao método, este estudo classifica-se como qualitativo, descritivo e estudo de caso. Para a realização da coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de observação e a pesquisa documental nos registros de controle de custos do transportador. Para tratar os dados foi realizado a análise de três categorias definidas: [1] as operações de transporte; [2] a gestão operacional; e [3] os indicadores de desempenho. Os principais resultados demonstram que para executar uma viagem é necessário ter atenção em todos os processos, desde o conhecimento em relação às características do veículo, agendamento da carga, processamento da carga e a realização da viagem. Do mesmo modo, percebe-se que o trabalhador autônomo não leva em consideração todos os itens que influenciam em seu desempenho operacional, sendo eles, o tempo de carga e descarga, as horas trabalhadas, e os gastos com combustível. Assim, sugeriu-se um modelo de gestão operacional com indicadores de desempenho do veículo, proposto por meio de uma planilha, para auxiliar o transportador autônomo de modo mais eficiente.
Abstract/Resumen: Cargo transport in Brazil is one of the fundamental services to assist in the development and productive growth of the country. Currently, the transport of road cargo is the source of income of many autonomous workers, who are dedicated to the activity of transporting goods both in the national territory and in neighboring countries. In this sense, performance analysis through indicators is very important for the self-employed, because the operations performed for the movement of loads require knowledge and control of all costs. Thus, the problem of this study can be translated into: how can the study of vehicle performance indicators assist in the operational management of an autonomous cargo transport agent in the municipality of Porto Xavier/RS? To answer this question, we analyzed how these indicators can assist in the operational management of the autonomous carrier agent. To achieve the general objective it was necessary: to describe the operations performed in the provision of cargo transport service; identify the management of the current operating costs of the carrier agent; verify the relationship between current operating cost records with vehicle performance indicators; and suggest an operational management model with vehicle performance indicators. As a theoretical support for the study, the concept of logistics and its operations were used; road modal; road freight transport; operational cost management; and methods and systematics of evaluation of performance of cargo vehicles. Regarding the method, this study is classified as qualitative, descriptive and case study. To collect data, observation techniques and documentary research were used in the carrier's cost control records. To process the data, the analysis of three defined categories was performed: [1] transport operations; [2] operational management; and [3] performance indicators. The main results show that to perform a trip it is necessary to pay attention to all processes, from knowledge regarding vehicle characteristics, cargo scheduling, cargo processing and travel. Similarly, it is perceived that the self-employed does not take into account all items that influence their operational performance, which are loading and unloading time, hours worked, and fuel expenditures. Thus, an operational management model with vehicle performance indicators, proposed through a spreadsheet, was suggested to assist the autonomous carrier more efficiently.
Palavras-chave: Transporte de carga
Transporte rodoviário
Porto Xavier
Administração
Logística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3402
Data do documento: 19-Nov-2019
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRILL.pdf770,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.