Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3403
Type: Monografia
Title: Transparência de informações on-line disponibilizadas pelos Institutos e Universidades Públicas do Rio Grande do Sul
Author: Rotta, Matheus Fernandes
First advisor: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee1: Söthe, Ari
metadata.dc.contributor.referee2: Rotta, Edemar
Resume: Os portais eletrônicos são mecanismos muito utilizados nas Instituições de Ensino Superior (IES), pois permitem o compartilhamento de dados e informações, não só à comunidade acadêmica como também, a toda a população. Considerados meios que possibilitam organizar informações de maneira adequada e objetiva, esses portais facilitam a administração e o gerenciamento institucional. A partir disso, este estudo foi realizado com intuito de determinar a transparência presente nos portais eletrônicos das IES Púbicas do Rio Grande do Sul utilizando o Índice de Divulgação das Universidades Federais (IndexDUF). Esta métrica busca determinar o índice de transparência presente em Institutos e Universidades Federais, por meio de onze categorias de análise. O desenvolvimento deste trabalho deu-se através de uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva, por meio de um estudo transversal único para identificar a presença ou ausência dos componentes do IndexDUF nas onze IES analisadas. Nos resultados, foi possível identificar a presença e a ausência de informações nos portais institucionais, sendo a categoria mais divulgada por todas as IES públicas referente às Atividades acadêmicas (extensão), a qual alcançou uma média geral de divulgação de 90,91%. Além disso, a categoria mais divulgada por Institutos Federais (IFs) corresponde à Participação Eletrônica, e a mais divulgada pelas Universidades Federais (UFs) é a relacionada às Atividades acadêmicas (extensão). As categorias menos divulgadas pelas IES são as relacionadas às Características da Informação Financeira e Informação de Responsabilidade Social. Nos IFs, as categorias que apresentam menores índices de transparência são as categorias de atividades acadêmicas (ensino); características da informação financeira; e informação sobre responsabilidade social, onde a de responsabilidade social é a menos divulgada com média de 44,44%. Nas UFs, as categorias menos divulgadas estão relacionadas às Características da Informação Financeira e Informação de Responsabilidade Social com percentual de divulgação de 70.83%. A instituição com maior nível de divulgação encontrado foi a UFFS, indicando uma média percentual de 89,19% e a instituição com menor média de divulgação encontrada foi a UERGS, que indicou apenas 69,82% de transparência. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que nenhuma das 11 instituições é 100% transparente e que a quantidade máxima de itens divulgados8 foi de 128 itens (UFFS). Além disso, os IFs indicam menor índice de transparência (75,99%) em seus portais eletrônicos que as UFs (82,62%), entretanto, todas as IES divulgam pelo menos 97 dos 139 itens que compõe o IndexDUF.
Abstract: Electronic portals are mechanisms widely used in Higher Education Institutions (HEI), as they allow the sharing of data and information to the entire population and not just the academic community. These portals are considered ways that make it possible to organize information properly, objectively and facilitate the administration and institutional management. Thus, this study was conducted to determine the transparency present in the electronic portals of the Rio Grande do Sul Public HEIs using the Federal Universities Disclosure Index (IndexDUF). This metric aims to determine the transparency index present in Federal Institutes and Universities through eleven categories of analysis. This was quantitative descriptive research, through a single cross-sectional study to identify the presence or absence of IndexDUF components in the eleven analyzed HEIs. It was possible to identify the presence and absence of information in institutional portals, of which the most widespread category for all public higher education institutions was related to academic activities (extension), which achieved an overall average of disclosure of 90.91%. Besides, the category most publicized by Federal Institutes (FIs) corresponds to Electronic Participation and the most publicized by Federal Universities (FUs) is related to Academic Activities (extension). The categories least disclosed by the HEI were related to the Characteristics of Financial Information and Social Responsibility Information. In the Federal Institutes, the categories with the lowest transparency indices were the categories of academic activities (teaching), characteristics of financial information and information on social responsibility. The latter was the least disclosed, with an average of 44.44%. In Federal Universities, the least disclosed categories are related to the Characteristics of Financial Information and Social Responsibility Information with a disclosure percentage of 70.83%. The institution with the highest level of disclosure found was UFFS, indicating an average percentage of 89.19% and the institution with the lowest level of disclosure found was UERGS, which indicated only 69.82% of transparency. It was concluded that none of the 11 institutions is 100% transparent and that the maximum number of items disclosed was 128 items (UFFS). Besides, Federal Institutes indicate lower transparency (75.99%) in their electronic portals than Federal Universities (82.62%),10 however, all HEIs disclose at least 97 of the 139 items that are part of IndexDUF.
Keywords: Rio Grande do Sul
Universidade pública
Informação
Democratização da informação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3403
Issue Date: 9-Oct-2019
Appears in Collections:TCC Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROTTA.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.