Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3408
Type: Monografia
Título : Jovens estudantes de graduação: fatores que influenciam sua permanência ou evasão do meio rural
Author: Tiherro, Ricardo Marian
First advisor: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee1: Rotta, Edemar
metadata.dc.contributor.referee2: Ristow, Letiane Peccin
Resume: Os jovens rurais passaram a serem objetos de muitos estudos, por suas peculiaridades, em especial pela continuidade das atividades do meio rural que depende deles. Esse estudo tem como objetivo analisar os fatores que interferem na permanência ou evasão do meio rural, dos jovens estudantes de graduação das universidades com cursos presenciais de Cerro Largo – RS. Em termos metodológicos, a pesquisa é considerada como quantitativa descritiva, fazendo uso de dados primários, os quais foram coletados através de um questionário fechado, no mês de setembro de 2019 com 90 participantes. Para a análise levou-se em consideração as frequências, a média e as medidas de dispersão, assim como a utilização de gráficos, tabelas e quadros para a melhor visualização das informações. Como fatores positivos para a permanência dos jovens no campo, evidenciou-se o diálogo entre alunos e a universidade, o acesso aos meios de comunicação, principalmente a internet, o incentivo por meio de políticas públicas e também os recursos tecnológicos capazes de auxiliar na execução das atividades de produção. Entre os pontos negativos destacou-se a presença de melhores oportunidades de emprego nas cidades, a falta de lazer e diversão no meio rural, e a ausência de autonomia para que o jovem possa tomar as próprias decisões. De modo geral, os fatores negativos possuem maior peso, já que, a maioria dos jovens pretende se desvincular do meio rural, principalmente quanto se trata do sexo feminino. Conclui-se que existe a necessidade de maiores fomentos em relação à permanência dos jovens no campo, por parte de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural. Assim como, a criação de novos programas e incentivos capazes de reverter essa situação.
Resumen : Os jovens rurais passaram a serem objetos de muitos estudos, por suas peculiaridades, em especial pela continuidade das atividades do meio rural que depende deles. Esse estudo tem como objetivo analisar os fatores que interferem na permanência ou evasão do meio rural, dos jovens estudantes de graduação das universidades com cursos presenciais de Cerro Largo – RS. Em termos metodológicos, a pesquisa é considerada como quantitativa descritiva, fazendo uso de dados primários, os quais foram coletados através de um questionário fechado, no mês de setembro de 2019 com 90 participantes. Para a análise levou-se em consideração as frequências, a média e as medidas de dispersão, assim como a utilização de gráficos, tabelas e quadros para a melhor visualização das informações. Como fatores positivos para a permanência dos jovens no campo, evidenciou-se o diálogo entre alunos e a universidade, o acesso aos meios de comunicação, principalmente a internet, o incentivo por meio de políticas públicas e também os recursos tecnológicos capazes de auxiliar na execução das atividades de produção. Entre os pontos negativos destacou-se a presença de melhores oportunidades de emprego nas cidades, a falta de lazer e diversão no meio rural, e a ausência de autonomia para que o jovem possa tomar as próprias decisões. De modo geral, os fatores negativos possuem maior peso, já que, a maioria dos jovens pretende se desvincular do meio rural, principalmente quanto se trata do sexo feminino. Conclui-se que existe a necessidade de maiores fomentos em relação à permanência dos jovens no campo, por parte de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural. Assim como, a criação de novos programas e incentivos capazes de reverter essa situação.
Palabras clave : Evasão escolar
Desenvolvimento rural
Análise de dados
Avaliação rural
Educação
Ensino Superior
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3408
Fecha de publicación : 13-nov-2019
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TIHERRO.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.