Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorPetry, Roseclei Aparecida da Costa-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-02-06T13:31:11Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-02-06T13:31:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3431-
dc.description.abstractThe school has constituted itself as a geographic place of meeting confront among different individuals. Taking this assumption into consideration, lightness as well as opacity was investigated at the border between diversity and school conflicts. The question which motives the research is why is there a relation between diversity and conflicts at the school geographic place? The general objective is analyzing the relation between diversity and conflicts at the school geographic place, looking into the dynamics of this process through documents discourse of educational policies at a national and state scope as well as the discourse of those from EB.(Elementary School). The research consists of three methodological articulations: bibliographic, documental and empirical. The bibliographic research, under chapter 1st, stablished a dialogue among several researchers from Education and Geography areas, among others. The documental research, under chapter 2nd, analyzed documents of educational policies nationwide as well as of Santa Catarina state. The empirical research, under 3rd chapter, had the participation of students from Elementary School, newcomers to the graduation courses at UFFS-SC. The Discursive Textual Analysis by Moraes and Galliazzi was the methodology used for the reading and interpretation of graduates‟ discourses as well as for documents of education policies. The research generally confirms the hypothesis of the connection between diversity and conflicts at the school geographic place, especially, shown from graduates‟ discourses, parallel to the fading of this problem in the documents of education policies, and referring to the relevance of confronting the question raised, in the initial training as well as in the continuing teachers‟ education.pt_BR
dc.description.resumoA escola se constitui enquanto lugar geográfico de confroencontro entre diferentes sujeitos. Considerando esse pressuposto investigou-se luminosidades e opacidades na fronteira entre a diversidade e os conflitos escolares. A pergunta que move a pesquisa é por que há relação entre a diversidade e os conflitos no lugar geográfico escola? O objetivo geral é analisar a relação entre a diversidade e os conflitos no lugar geográfico escola, investigando a dinâmica desse processo por meio do estudo dos discursos dos documentos das políticas educacionais em âmbito nacional e estadual e dos discursos dos egressos da EB. A pesquisa envolve três articulações metodológicas: bibliográfica, documental e empírica. A pesquisa bibliográfica, que compreende o 1º capítulo, estabeleceu um diálogo entre diversos pesquisadores, da áreas da Educação e da Geografia, entre outros. A pesquisa documental, que compõe o 2º capítulo, analisou documentos das políticas educacionais em âmbito nacional e estadual de Santa Catarina. A pesquisa empírica, que resultou no 3º capítulo, contou com a participação de alunos egressos da Educação Básica, ingressantes nos cursos de graduação da UFFS-SC. A metodologia utilizada para a leitura e interpretação dos discursos dos egressos e dos documentos das políticas educacionais é a Análise Textual Discursiva defendida por Moraes e Galliazzi. De maneira geral a pesquisa permite confirmar a hipótese da relação entre a diversidade e os conflitos no lugar geográfico escola, especialmente, apontada nos discursos dos egressos, paralela ao esmaecimento dessa problemática nos documentos das políticas educacionais, e remetendo à relevância do enfrentamento da questão posta, tanto na formação inicial, quanto na formação continuada de professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-02-06T11:58:38Z No. of bitstreams: 1 PETRY.pdf: 4167051 bytes, checksum: ec03081b8599d3ece446e397aeffe697 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-06T13:31:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PETRY.pdf: 4167051 bytes, checksum: ec03081b8599d3ece446e397aeffe697 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-06T13:31:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PETRY.pdf: 4167051 bytes, checksum: ec03081b8599d3ece446e397aeffe697 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectToponímiapt_BR
dc.subjectEscola de ensino fundamentalpt_BR
dc.titleDiversidade e conflitos escolares: uma fronteira em investigaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PETRY.pdf4,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.