Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Reichert, Janice Teresinha-
dc.creatorPucci, Mariana Oliveira-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-02-06T13:49:41Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-02-06T13:49:41Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3434-
dc.description.abstractThis paper aims to evaluate the contributions of Scratch, through a constructionist methodology, in the meaningful learning of the concept of algebraic equations of the first degree. The experimental part was conducted with students regularly enrolled in the 8th grade of a state school in Lages / SC. The proposed activities were developed in mathematics classes, using 10 meetings in a total of 16 hours. For data collection, a qualitative investigation was adopted, conducting interviews before and after the development of the activities, through semi-structured questionnaires about first degree Algebraic Equations and Computational Thinking. During the interventions, Scratch software was presented as a tool to help solve algebraic problems and encouraged students to build their own projects. It was observed that in this scenario Scratch helps to supply the students difficulties regarding the content of Algebraic Equations. The results demonstrate a significant improvement in the interpretation of the algebraic variable and a greater interest in the contents of mathematics.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho avaliamos as contribuições do Scratch, por meio de uma metodologia construcionista, na aprendizagem significativa do conceito de equações algébricas do primeiro grau. A parte experimental foi realizada com estudantes regularmente matriculados em uma turma com estudantes regularmente matriculados no 8º ano de uma escola da rede estadual em Lages/SC. As atividades propostas, desenvolvidas nas aulas de Matemática, corresponderam a 10 encontros num total de 16 horas. Para a coleta de dados, foi adotada uma investigação qualitativa com a realização de entrevistas antes e após o desenvolvimento das atividades, por meio de questionários semiestruturados sobre Equações Algébricas do primeiro grau e sobre Pensamento Computacional. Durante as intervenções, o software Scratch foi apresentado como uma ferramenta de auxílio na resolução de problemas algébricos e os estudantes incentivados a construírem seus próprios projetos. Observou-se que neste cenário o Scratch auxilia a suprir as dificuldades dos educandos em relação ao conteúdo de Equações Algébricas. Os resultados demonstram uma melhora significativa na interpretação da variável algébrica e um interesse maior pelos conteúdos da Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-02-06T12:14:42Z No. of bitstreams: 1 PUCCI.pdf: 3057101 bytes, checksum: e66c9ee81516295b5fa7f6f0bcfae20a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-06T13:49:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PUCCI.pdf: 3057101 bytes, checksum: e66c9ee81516295b5fa7f6f0bcfae20a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-06T13:49:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PUCCI.pdf: 3057101 bytes, checksum: e66c9ee81516295b5fa7f6f0bcfae20a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria das equaçõespt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.titleO uso do Scratch para o ensino e aprendizagem de equações algébricas do primeiro graupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PUCCI.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.